Na primeira semana de junho, a Justiça Federal de Mato Grosso celebrou a Semana Nacional dos Juizados Especiais, evento anual, realizado em todo o país em juizados federais e estaduais, que visa valorizar, aprimorar e dar visibilidade aos serviços dos juizados bem como destacar sua importância no acesso à Justiça. Aqui na Justiça Federal aconteceram dois eventos, ambos transmitidos pela plataforma Microsoft Teams.
No dia 5 de junho, a primeira live, intitulada “Treinamento Gestor de Modelos do PJe+R”, foi conduzida pelo juiz federal Fábio Henrique Moraes de Rodrigues Fiorenza. Durante o treinamento, o Dr. Fábio instruiu os servidores(as) sobre o uso da ferramenta “Gestor de Modelos” disponível na extensão do PJe+R, um sistema que promete facilitar e agilizar os processos judiciais. O evento foi bastante produtivo, os participantes adquiriram novas habilidades e conhecimentos técnicos que certamente contribuirão para a eficiência dos juizados.
A segunda live, realizada em 6 de junho, foi a “Roda de Conversa: Boas Práticas”, que contou com a participação de diversos(as) servidores(as) que discutiram temas relevantes para os Juizados Especiais. Entre os tópicos abordados estavam:
- Parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com a Subseção Judiciária de Juína, apresentada por Cláudia Scatolin de Oliveira, diretora da Vara Única daquela seccional que tem o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários.
- Projeto Explica e Agiliza da 2ª Vara de Rondonópolis, que visa simplificar e acelerar os procedimentos judiciais, tornando a Justiça mais acessível e eficiente por meio de banners explicativos enviados às partes e divulgados nas redes sociais da Justiça Federal de MT (@jfmtoficial), conforme explicou a Diretora Ana Paula dos Santos Chagas.
- PopRua Jud da 6ª Vara Federal, explanado pela Diretora Débora Silveira Hoeppner, que relatou a exitosa experiência com o primeiro mutirão de atendimento judicial a pessoas em situação de rua em Cuiabá no ano de 2023, com o objetivo de garantir acesso a direitos.
As discussões durante a Roda de Conversa proporcionaram uma rica troca de experiências, levantando diversas oportunidades de melhorias e soluções para os Juizados Especiais de Mato Grosso.
A Semana dos Juizados Especiais foi instituída pela Portaria CNJ 137/2024 e pela Resolução CNJ 359/2020. As atividades realizadas destacaram a importância da cooperação e do compartilhamento de boas práticas, essenciais para o aprimoramento contínuo do sistema judicial.
SETCOM-MT