Em homenagem aos 50 anos do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Seção Judiciária do Piauí (SJPI) realizou, hoje, 29, a roda de conversa “50 anos da 1ª Conferência Mundial sobre Meio Ambiente: Um debate acerca do futuro da nossa casa comum”, com a professora doutora Ana Keuly Luz Bezerra, pela plataforma Teams.
Na exposição, a professora tratou sobre reciclagem, consciência coletiva, recursos naturais – problemas ambientais, durabilidade de produtos, capitalismo ambiental, medidas a serem tomadas – destacando a importância de proteger o meio ambiente e as agravações que tivemos no decorrer dos anos, ressaltando que o Brasil, ao ser comparado com outros países, fica bem abaixo da média, por ser de grande porte.
A professora explanou que “os problemas sociais são os mesmos problemas ambientais, porque o processo de urbanização acelerado gera moradias irregulares, sem infraestrutura do Estado, e isso vai gerando muitos problemas ambientais. Normalmente os impactos ambientais negativos vão ser sentidos por essa população. Então, não tem como discutir a questão ambiental sem falar na questão social”, assegura.
Na ocasião a professora ainda ressaltou as mudanças ocorridas ao longo desses 50 anos da 1ª Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, afirmando que mudaram os posicionamentos sobre o meio ambiente, principalmente na questão de visibilidade da causa, elencando o que foi aderido à Constituição de 1988, que traz um capítulo do meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável, e a concepção de desenvolvimento sustentável, em seu Art. 225.
A professora doutora Ana Keuly Luz Bezerra é docente do Instituto Federal do Piauí (IFPI), docente colaboradora nos Programas de Mestrado em Políticas Públicas e em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e coorientadora no Doutorado de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI.