Com base em uma pesquisa de atendimento ao público realizada de 2020 a 2023, foi constatado que mais de 60% dos usuários dos serviços da 5ª Vara Federal preferem utilizar o WhatsApp como canal de atendimento. Em resposta a essa preferência, a 5ª Vara implementou, a partir deste mês, um Chatbot no WhatsApp, apresentando as opções de menu mais solicitadas pelos usuários.
É importante destacar que, mesmo com a introdução dessa tecnologia, a Vara mantém o foco na interação humana e na importância do contato com o servidor. A medida visa agilizar o atendimento e simplificar o acesso à informação, assim como aos principais serviços oferecidos pela unidade.
O Chatbot já está disponível no número (69) 99248-9613. Durante os testes iniciais, diversos profissionais como advogados, defensores, servidores da Justiça Federal e de outros órgãos, participaram ativamente na construção dessa ferramenta, promovendo uma abordagem democrática para aprimorar o serviço público.
A direção da Vara incentiva a comunidade a utilizar a ferramenta, testar suas funcionalidades e compartilhar sugestões de melhorias. Destaca o reconhecimento e a valorização da participação ativa da comunidade na contínua melhoria do atendimento e do serviço disponibilizado.