Por: Alexandre Alves Ascom/SJTO
Entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, a Justiça Federal no Tocantins, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/TO), participou da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento foi realizado no formato online, com o objetivo de fomentar a resolução consensual de conflitos.
Durante a semana, foram movimentados 182 processos. Destes, 43 resultaram em acordos, que totalizaram R$ 202.522,48 em valores negociados. Outros 40 processos foram considerados infrutíferos, 87 não foram realizados, 3 ficaram suspensos, 8 foram redesignados e 2 foram extintos.
A diretora e conciliadora do Cejusc/TO, Ana Lúcia Batista dos Santos, destacou a relevância da iniciativa para a pacificação social e a eficiência do sistema judiciário. “A Semana Nacional da Conciliação reforça o compromisso do Judiciário em proporcionar soluções ágeis e satisfatórias para as partes, promovendo o diálogo e o entendimento”, afirmou.
A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do CNJ que busca reduzir o volume de demandas judiciais e consolidar métodos alternativos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação, promovendo benefícios tanto para os cidadãos quanto para o sistema de Justiça.