Nesta quarta-feira, 18, servidores da Justiça Federal do Tocantins (SJTO) participaram presencialmente e também online de uma palestra sobre o Setembro Amarelo, com o psicoterapeuta, palestrante e escritor Ronauth Martins de Souza. Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Durante o evento, Ronauth destacou que o Setembro Amarelo é uma causa abraçada pela comunidade em todo o mundo. “O suicídio está investido de misticismo e de uma relativa ignorância, como desconhecimento do tema, e sua relação com a saúde mental, que, como um todo, ainda sofre com preconceito social. Isso nos distancia do significado do suicídio, que gera sofrimento em tantas pessoas. É um mês bastante importante para promover essa conscientização e disseminar informações”, explicou o palestrante.
Para a servidora Ana Lúcia dos Santos, a palestra foi um grande aprendizado. “O principal olhar que eu tenho é que precisamos de terapia; todos nós precisamos. Precisamos da ajuda de um profissional e de ter cuidado com a saúde mental, não só com a saúde física, mas principalmente com a saúde mental, porque ambas estão interligadas”, destaca a diretora do Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO).
Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizado no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). (Alexandre Alves/ Ascom SJTO)