Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/06/2017 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal no Amazonas realiza ações ambientais em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Justiça Federal no Amazonas realiza ações ambientais em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A Diretoria do Foro da Seção Judiciária do Amazonas, por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da Seccional(CGPLS-AM), iniciou na manhã de hoje (5 de junho) três ações voltadas à preservação e manutenção do Meio Ambiente: o descarte de lixo eletrônico, a coleta de óleo de cozinha e a distribuição de mudas frutíferas, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado nesta segunda-feira.

A ação de descarte de lixo eletrônico acontece até o dia 9 de junho. Magistrados, servidores, prestadores de serviços e estagiários estão convidados a trazer seu lixo eletrônico e descartá-lo no ponto de coleta localizado no térreo do Edifício Rio Negro. Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de monitores, telefones celulares, baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas e impressoras, dentre outros equipamentos cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Diante de dúvidas quanto à destinação final desses materiais, a comissão de sustentabilidade da seccional amazonense definiu a ação de descarte para ser reforçada durante a semana voltada à preservação do meio ambiente. “Quem não tem em casa pilhas usadas, celulares, baterias e carregadores que não funcionam mais? Diante dessa indagação, surgiu a ideia de se conscientizar o nosso público para o cuidado no descarte desses itens e, o mais importante, oportunizar o adequado desfazimento do seu lixo eletrônico. Nos prédios da Seção Judiciária nós temos coletores permanentes de pilhas e baterias, além de coletores para coleta seletiva.”, destacou o supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental (Seamb), Manuel Bentes.

Uma outra preocupação refere-se à destinação incorreta do óleo de cozinha, o qual, uma vez utilizado, pode contaminar milhares de litros de água. Porém, esse tipo de óleo serve de matéria-prima para a produção de sabão, tintas e até combustível. Os óleos não podem ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente no encanamento de casas, e também poluem a água, atingindo de forma agressiva oceanos, mares, rios e lagos. Assim, a CGPLS-AM viabilizará também o recolhimento do óleo de cozinha já utilizado. Os recipientes de coleta estão próximo à entrada da Biblioteca.

No final da ação, todo material coletado será entregue à uma associação habilitada que dará a destinação correta ao lixo eletrônico e ao óleo de cozinha.

Também como parte da programação da Seção Judiciária do Amazonas, estão sendo distribuídas, inicialmente, 50 mudas frutíferas doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas). São mudas de acerola, amora, ingá, jambo e cupuaçu. A ideia dessa ação é conscientizar sobre a importância das árvores para o equilíbrio ecológico. Devido à grande procura a administração tentará viabilizar mais 100 mudas diversas para serem distribuídas ao longo da semana. As mudas ficarão à disposição no térreo do Edifício Rio Negro.

Justiça Federal no Amazonas
Seção de Comunicação Social
92 3612-3309
secos.am@trf1.jus.br

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


34 visualizações

Veja também