Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/05/2022 -

10 DE MAIO - DIA DA MEMÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO

10 DE MAIO - DIA DA MEMÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO

Entrevista com o juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, decano da Justiça Federal no Piauí

Para comemorar o Dia da Memória do Poder Judiciário, a Seção Judiciária do Piauí (SJPI) publica, hoje, no canal da JFPI no YouTube, entrevista com o juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, titular da 4ª Vara Federal e decano desta Seção Judiciária, cuja história profissional, desde 1994, confunde-se com a história da própria Justiça Federal no Piauí.

A entrevista foi realizada pela plataforma Teams, conduzida pelo juiz federal Nazareno César Moreira Rêis, diretor do Foro da SJPI; e pelo juiz federal juiz federal João Pedro Ayrimoraes Soares Júnior, substituto da 4ª Vara Federal no Piauí.

Biblioteca Agnelo Pereira

Ainda para comemorar este 10 de maio, o Setor de Biblioteca (SETBIB), que cumpre papel social para com a comunidade circunvizinha da SJPI, divulga depoimentos dos estudantes concurseiros que fazem a história da Biblioteca Agnelo Pereira. Confira: https://portal.trf1.jus.br/sjpi/institucional/centro-de-memoria/publicacoes/

Memória do Poder Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, em parceria com o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), em 12 de dezembro de 2018, o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), que tem como um dos objetivos valorizar a memória do Poder Judiciário.

A memória dos tribunais e o legado das personalidades que fizeram a Justiça brasileira ganharam um marco histórico com a instituição do Dia da Memória do Poder Judiciário por meio da Resolução CNJ n. 316/2020. O dia 10 de maio entra no calendário para celebrar o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário desde o Brasil Colônia para as gerações presentes e futuras.

A celebração da data visa a dar maior visibilidade à Memória da Justiça brasileira e à importância de resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico, além de contribuir para consolidar a memória institucional do Poder Judiciário.

Ao preservar a Memória do Poder Judiciário, ampliam-se as possibilidades de proteção não apenas da história de seus órgãos, mas também do país, na qual estão inseridos e cumprem importante função. A salvaguarda dessas memórias envolve a história de todos os colaboradores internos e externos dos órgãos do Poder Judiciário e consequentemente de toda a sociedade.

Conheça a história da Seção Judiciária do Piauí:

- Inscreva-se na nossa página no YouTube:
Justiça Federal no Piauí

- Acesse a página dos
vídeos institucionais

- Veja imagens dos eventos da SJPI em nossa
Galeria de Fotos

- Conheça o
Histórico da SJPI

- Conheça a
memória institucional do TRF1


95 visualizações