A Justiça Federal no Piauí, através da 8ª Vara Federal, realizou entre os dias 01 e 19 de dezembro de 2014, mutirão de conciliação sobre processos previdenciários, em sua maioria, ajuizados em 2014. As audiências foram realizadas pelo juiz federal da 2ª Turma Recursal de São Luiz da Seção Judiciária do Maranhão, Rodrigo Pinheiro do Nascimento.
Os números de audiências somaram 544 processos com 60% de conciliação, contemplando pedidos de benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, aposentadoria rural e benefício assistencial.
Os mutirões realizados pela JFPI têm como meta diminuir a sobrecarga de demandas dos processos, promovendo a celeridade almejada pelos juizados. “Iniciativas de mutirão ajudam a dar agilidade e respostas imediatas às pessoas que precisam desses resultados da justiça. A maioria dos processos em tramitação no mutirão foi concluída.” declarou o diretor de secretaria da 8ª vara, Celso Augusto Oliveira da Silva.
Texto: Ana Valéria Caralho