A 8ª Vara Federal divulgou hoje (15) o balanço de suas atividades em 2014. Durante todo o ano passado, foram emitidas e autuadas junto ao Tribunal Regional Federal 7.613 requisições de pagamento (RPV e Precatórios), no valor total de R$ 29.115.610,66, sendo a maioria correspondente a resoluções de conflitos de benefícios previdenciários como auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade e pensão.
Segundo o relatório da 8ª Vara Federal, em 2014 foram proferidos 11.961 despachos, 919 decisões, 9.062 sentenças e realizadas 4.450 audiências de conciliação e de instrução e julgamento.
O juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, titular da 8ª Vara Federal, ressaltou que a unidade jurisdicional conseguiu reduzir a quantidade de processos em tramitação: “A sensação é de dever cumprido. Por todo o ano passado, foram distribuídos à 8ª Vara 8.380 processos e arquivamos, no mesmo período, 13.129 ações. Reduzimos em 30,68% o número de ações tramitando na 8ª Vara Federal. No final de 2013, eram 18.340 ações. Chegamos ao final de 2014 com 12.714 processos, com tramitação ajustada – efetiva – girando em torno de 10 mil processos. Os números realmente impressionam e mostram o trabalho de magistrado e servidores da Justiça Federal, a fim de entregar a prestação jurisdicional com eficiência, dentro de um prazo razoável. Apesar do volume expressivo de processos, a 8ª Vara Federal está dando conta do recado: conseguimos imprimir uma rotina ágil e de qualidade, com o objetivo de melhor atender às demandas que nos são apresentadas. O bom resultado de 2014 nos impulsiona para o trabalho em 2015”, ressaltou o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, titular da 8ª Vara Federal e diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí.
O relatório revela ainda que a produtividade alcançada pela 8ª Vara Federal resulta do trabalho do juiz titular, Daniel Santos Rocha Sobral, com o reforço dos juízes federais Lucas Rosendo Máximo de Araújo (diversos meses) e Rodrigo Pinheiro do Nascimento (mutirão de ações previdenciárias, em dezembro de 2014), e com a colaboração dos servidores da unidade jurisdicional.
A Seção Judiciária do Piauí compreende oito Varas Federais em sua sede em Teresina e cinco Varas Únicas no interior do Estado, sendo uma em cada Subseção Judiciária, nas cidades de Picos, Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato e Corrente.
Edição: Viviane Bandeira