O “Encontro dos Secretários de Administração das Seções Judiciárias da 1ª Região - 2024” aconteceu nos dias 24 e 25 de junho com a participação do diretor-geral (Diges) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), juiz federal Roberto Carlos de Oliveira, e reuniu os gestores das Secretarias Administrativas (Secad) das Seções Judiciárias, no Edifício Sede III, do TRF1, em Brasília-DF.
A abertura do Encontro foi conduzida pelo diretor-geral, juiz federal Roberto Carlos de Oliveira, que ressaltou a importância de o comando administrativo ocorrer sob as premissas da adequação às novas tecnologias e à capacitação dos colaboradores que compõem o corpo funcional do Tribunal e das Seções Judiciárias, em razão da constante evolução que passa o Poder Judiciário.
Quanto ao fomento para concretizar a implementação dessas necessidades, o diretor-geral acredita, não apenas na capacitação, mas também em incentivos como as funções comissionadas e até o teletrabalho. Para o magistrado, “a administração não existe como algo em si mesma, mas sim para a prestação do melhor serviço jurisdicional”.
Também contribuiu com a abertura do evento, a diretora da Secretaria Executiva Geral da Diges, Izabelly Michelle Cavalcante Normando, que pontuou algumas dificuldades vivenciadas pelas Seccionais como oscilação da rede de Internet, questões de infraestrutura, como a manutenção de aparelhos de ar-condicionado em localidades onde a temperatura elevada representa condição de trabalho adversa. Para Izabelly Normando, na busca das soluções para os desafios que surgem, é necessário exercer a “escuta ativa” que envolva não apenas magistrados e servidores, mas também prestadores de serviço, estagiários, bem como o público externo que acessa as dependências do Tribunal e das Seções Judiciárias da 1ª Região.
Acerca da relevância e dos desafios da área administrativa, Izabelly lembrou que o trabalho da Secretaria de Administração passa despercebido enquanto tudo funciona dentro da normalidade, mas que se torna evidente quando há qualquer intercorrência, seja de ordem estrutural, como a falha no serviço de energia elétrica, seja na gestão de pagamento, caso haja algum atraso.
No contexto da realização do Encontro de Secretários de Administração (Secad), a diretora da Secretaria Executiva Geral da Diges afirmou que a pandemia de Covid-19 demandou muitas mudanças nos últimos 4 anos. Para Izabelly, o objetivo do evento é que haja uma integração entre as Seccionais para a promoção de um hub de conhecimento e troca de informação, “porque o problema de um, também é o problema do outro”, declarou.
Além disso, Izabelly ressaltou a importância do aprimoramento dos métodos de trabalho para que seja possível “não trabalhar mais, mas sim, trabalhar melhor, promovendo produtividade sem adoecer o corpo funcional”. De acordo com a diretora, uma grande preocupação dessa gestão é o “claro adoecimento das equipes”. Ela acrescentou que o corpo técnico “está mais envelhecido, com problemas graves em relação à saúde em detrimento do labor”.
Dentro da mesma abordagem, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP), Estela Maria Barbosa da Cruz, salientou que o maior desafio hoje é suprir a carência de pessoal. Segundo a diretora da SecGP, a defasagem é grande, “nós temos aproximadamente 81 cargos vagos, sem autorização para fazer o provimento”, afirmou. Ainda de acordo com a gestora, “apesar da evolução tecnológica, dos sistemas e tudo mais, precisamos do capital humano porque enfrentamos problemas de adoecimento de servidores, justamente provocado pelo excesso de demandas de trabalho. Estela revelou o otimismo em relação ao futuro, “já melhoramos bastante”, declarou.
Contribuiu com o tema, o secretário de Administração da Seção Judiciária de Roraima (Secad/SJRR), Nilton Dall’Agnol que, diante da perspectiva de melhoria de processos, reciclagem e adaptação às constantes mudanças no Judiciário, manifestou que a implantação das tecnologias demanda capacitar os colaboradores. “O desafio é motivar e capacitar para prestar um atendimento jurisdicional de qualidade, com agilidade e eficiência”, afirmou.
Saúde mental e bem-estar das equipes
A diretora da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Piauí (SJPI), apresentou, junto com Izabelly Normando, diretora da Secretaria Executiva Geral da Diges, o painel “Estratégias de Acolhimento e Promoção de Saúde Mental na Justiça Federal”, por meio do qual foi ressaltada a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a criação de um clima organizacional positivo.