O juiz federal Geraldo Magela e Silva Meneses, titular da 7ª Vara da Justiça Federal no Piauí, presidiu, na tarde dessa terça-feira, dia 20, solenidade de homenagem aos conciliadores Edvaldo Saraiva Costa e Valmir Gonçalves Vilarinho Filho, pelos serviços prestados durante quatro anos na Seção Judiciária do Piauí. Segundo o magistrado, os conciliadores homenageados contribuíram de forma perspicaz e satisfatória nos processos conciliatórios. “A Justiça Federal tem uma dívida de gratidão pelos seus serviços tão bem executados, especialmente no trato com as pessoas humildes”, acentuou o juiz.
O juiz federal Geraldo Magela e Silva Meneses, titular da 7ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, presidiu a homenagem
O conciliador Valmir Gonçalves Vilarinho Filho afirmou que a ansiedade inicial foi superada pela necessidade de exercitar o bem: “O conciliador deve ser imparcial. Aqui descobri que o servidor público pode ajudar a todos simplesmente ao cumprir com as suas obrigações”, pontuou.
Os conciliadores Edvaldo Saraiva Costa e Valmir Gonçalves Vilarinho Filho foram homenageados pelos serviços prestados durante quatro anos na Seção Judiciária do Piauí
Edvaldo Saraiva Costa, por sua vez, destacou a importância da experiência: “Durante esses quatro anos, aprendi muito com os juízes federais. Tive a honra de ter realizado as audiências inaugurais de conciliações. Levo comigo o grande aprendizado, que foi ter visto, nos rostos de homens e mulheres trabalhadores, nas suas alegrias, dos acordos ali conseguidos, seus olhos lagrimados e os sorrisos que transmitiam. Devo confidenciar que, muitas vezes, não tive como segurar minha emoção e minhas lágrimas de solidariedade, pelo alívio de ver aqueles irmãos tão carentes, sofridos, cansados do trabalho e já sem esperança de um resultado, obter a concretização do seu direito”.
Servidores da Seção Judiciária também estiveram presentes para homenagem aos conciliadores
Texto: Conceição Souza