Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/02/2014 -

JFPI determina apresentação de viabilidade social de ampliação do aeroporto de Teresina

JFPI determina apresentação de viabilidade social de ampliação do aeroporto de Teresina

Em audiência de instrução realizada hoje (14) na 5ª Vara Federal do Piauí, A Justiça Federal no Piauí discutiu o impacto social a ser causado pelo projeto de ampliação do aeroporto de Teresina.
Durante a audiência – e conforme determinado pela Justiça Federal no Piauí dia 30 de janeiro - a Prefeitura de Teresina declarou sua opção pela construção de um novo sítio aeroportuário, o que, segundo o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, é mais adequado ao planejamento e perspectiva de crescimento de Teresina.
Ainda de acordo com o secretário, a construção de um aeroporto demanda tempo e, neste ínterim, é necessário reformar o atualmente existente. O representante da administração municipal destacou que o Município já comunicou às autoridades federais que concretizará o Cenário 1 (apresentado pela Infraero), o qual envolve menor número de famílias desapropriadas.
O decreto desapropriatório deve ser publicado em 21 de fevereiro, segundo informações do secretário municipal de Planejamento.
Após as manifestações do Procurador da República; do representante da INFRAERO; da Defensoria Pública da União, da procuradoria do Município e de representantes da Associação de Moradores do Bairro Aeroporto – ASCOBA; além do secretário municipal de Planejamento, ficou esclarecido na audiência que existem situações diversas na região atingida, porque alguns têm título legítimo e outros são ocupantes irregulares.
Para aqueles com título legítimo, é garantida a justa indenização. Para aqueles de ocupação irregular, estão sendo travadas conversas com o Governo Federal e Caixa Econômica Federal com vistas a beneficiar tais famílias por meio do programa Minha Casa Minha Vida, em local distante aproximadamente 4 quilômetros da área desaproprianda.
A magistrada pontuou sua preocupação com a condução do processo de desapropriação, o qual deve ser transparente e responsável com as famílias atingidas, que têm direito de ter acesso às informações e de receber do Poder Público a oportunidade de estabelecerem moradia em outro local. Ademais, o plano adotado de expansão do aeroporto deve ser criterioso do ponto de vista técnico e apto a solucionar o problema até a construção do novo sítio.
Foi marcada uma nova audiência para o dia 25 de abril, em que o Município apresentará o estudo de viabilidade social, contendo a lista e descrição dos imóveis e moradores afetados pela desapropriação, bem como a solução jurídica proposta para cada caso. Até tal data, o Município se reunirá com as famílias afetadas, inclusive para estabelecer um cronograma de ações.
Texto e edição: Viviane Bandeira
Teresina, 14 de fevereiro de 2014
Justiça Federal de 1º Grau no Piauí
Seção de Comunicação Social
86 2107-2824
86 2107-2892


96 visualizações