A Associação dos Juízes Federais do Piauí (AJUFEPI), a Associação dos Juízes Federais da Primeira Região (AJUFER), a Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (AJUFEMG) e a Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA) divulgaram nota pública para expressar apoio à indicação do desembargador federal João Batista Gomes Moreira ao cargo de Ministro do egrégio Superior Tribunal de Justiça. O ato representa os magistrados associados dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e do Distrito Federal, que compõem o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A nota é assinada pelo juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, presidente da AJUFEPI e diretor do Foro da Seção Judiciária do Piauí, pelo juiz federal Newton Pereira Ramos Neto, presidente da AJUFER, pelo juiz federal Ricardo Machado Rabelo, presidente da AJUFEMG, e pelo juiz federal Fábio Moreira Ramiro, presidente da AJUFBA, no dia 15 de outubro de 2015.
Segue a íntegra da nota de apoio dos magistrados:
“Sem desmerecer as qualidades dos demais componentes da lista elaborada pelo Superior Tribunal Justiça, Desembargador Federal João Batista Gomes Moreira possui larga experiência que o credencia ao cargo nessa respeitável corte. Foi, ao longo de sua vida profissional e desde muito jovem, servidor público, tendo sido escriturário, agente e Delegado de Polícia Federal e Procurador da República, até seu ingresso na magistratura federal, após aprovação em concurso público, no ano 1987. Tomou posse como membro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 15 de fevereiro de 2001, promovido pelo critério de merecimento. Tem 44 anos de serviço público, sendo 28 de magistratura federal, e 63 anos de idade.
Possui ainda vasta produção acadêmica, sendo especialista em Direito Processual Penal pela UFG e Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFMG. Além de bacharel em Direito pela UFPA, também é bacharel em Administração.
Os Juízes Federais da 1ª Região, que abrange 14 (catorze) unidades federativas, esperam que o Desembargador Federal João Batista possa continuar inspirando seus pares, desta feita no egrégio Superior Tribunal de Justiça, representado sua terra natal – Patos de Minas/MG -, bem como o Estado de Goiás, onde residiu desde tenra idade até alcançar a maioridade e abraçar a causa da justiça como uma razão de vida”.
Teresina, 16 de outubro de 2015
Justiça Federal de 1º Grau no Piauí
Seção de Comunicação Social (SECOS/PI)
86 2107-2824
86 2107-2892
secos.pi@trf1.jus.br