Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/11/2012 -

Justiça Federal no Piauí foca conciliação em audiências pré-processuais

Justiça Federal no Piauí foca conciliação em audiências pré-processuais

Teresina, 07 de novembro de 2012

A Seção Judiciária do Piauí inicia hoje (07) sua participação na Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizada simultaneamente em todos os tribunais de justiça do país, nas esferas estadual, federal e do trabalho, até o dia 14 de novembro. Esse ano, a Justiça Federal no Piauí concentrará esforços na realização de audiências pré-processuais, ou seja, na prevenção de conflitos contratos que ainda não estão sendo discutidos no âmbito do Poder Judiciário.
“Realizamos, ao longo de todo o ano de 2012, um trabalho concentrado de magistrados e servidores na promoção de mutirões e audiências de conciliação em todas as Varas Federais do Piauí. Foram oito mutirões, sendo sete na Seção Judiciária do Piauí, em Teresina, e um na Subseção de Picos. Além disso, a conciliação já foi incorporada à prática cotidiana da Justiça Federal no Piauí e é comum ocorrerem audiências com esse intuito diariamente, em todas as Varas. Por isso, focamos o trabalho da Semana Nacional de Conciliação na realização de audiências previdenciárias e na prevenção da instauração de litígios judiciais envolvendo o Sistema Financeiro de Habitação. A Seção Judiciária do Piauí colabora, dessa forma, com o aspecto simbólico da Semana Nacional de Conciliação e reafirma, ao lado de sua função tradicional, o papel de facilitador e mediador de uma resolução consensualmente construída pelos agentes envolvidos em uma disputa judicial”, observou o juiz federal Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque, coordenador do Núcleo de Conciliação da Justiça Federal no Piauí.
De acordo com o magistrado, os mutirões realizados em 2012 pela Justiça Federal no Piauí concentraram processos previdenciários e audiências envolvendo o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o financiamento para aquisição de material de construção – Construcard, além de realização em massa de perícias psiquiátricas.
Nos oito mutirões realizados pela Justiça Federal no Piauí em 2012, foram negociados R$ 17.347.902,62 em 4.744 audiências de conciliação. “A busca pela solução conciliada é um imperativo para a gestão dos conflitos litigiosos. Os resultados efetivos alcançados e a comparativa inferioridade no consumo de recursos financeiros e humanos revela a dimensão da importância da conciliação. Os números dos mutirões em 2012 pela Seção Judiciária do Piauí e suas Subseções demonstram a força do diálogo e da solução consensual. Nessa Semana Nacional de Conciliação vamos continuar nosso esforço diário pela consolidação dessa cultura do entendimento entre as partes e concentrar esforço na prevenção de litígios”, encerrou o juiz federal Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque.
Justiça Federal de 1º Grau no Piauí
Seção de Comunicação Social
86 2107-2824
86 2107-2892


64 visualizações