Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/06/2021 -

Justiça Federal no Piauí inaugura instalação da usina fotovoltaica do edifício-sede

Justiça Federal no Piauí inaugura instalação da usina fotovoltaica do edifício-sede

“A Seção Judiciária do Piauí está na vanguarda dos processos de inovação, principalmente às relativas ao meio ambiente e ao uso de recursos energéticos renováveis e menos poluentes.” Com essas palavras, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Piauí, acompanhado pelo decano da Justiça Federal no Piauí, juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, e do juiz federal Agliberto Gomes Machado, inaugurou, ontem (2), a nova fachada do edifício-sede da Seção Judiciária do Piauí (SJPI) e a usina de energia fotovoltaica.

Para o juiz federal Agliberto Gomes Machado, então diretor do Foro da SJPI quando da idealização do projeto da nova fachada, o resultado representa economia de recursos, uma vez que a tecnologia utilizada se adapta à temperatura climática piauiense. Segundo o engenheiro Reginaldo Rufino Leal, da Construtora Soferro Ltda, empresa executora da obra, a estrutura exige menos manutenção e traz mais conforto, pois se trata de um revestimento ventilado, em alumínio e instalação de brise para sombreamento dos vidros das janelas, que gera economia de energia, promovendo sustentabilidade ambiental.

No evento, a SJPI entregou à Construtora Soferro Ltda. o Atestado de Capacidade Técnica.

Diretor do Foro da SJPI, juiz federal Nazareno César Moreira Rêis, entrega Atestado de Capacidade Técnica ao engenheiro Reginaldo Rufino Leal, da Construtora Soferro Ltda

Usina Fotovoltaica

O diretor do Foro da SJPI, juiz federal Nazareno César Moreira Rêis, e o juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, decano da SJPI, inauguram a usina fotovoltaica do edifício-seda da SJPI

A implantação da usina fotovoltaica de minigeração, distribuída pela SFVCR, foi realizada pela empresa Isofen Energy Engenharia de Sustentabilidade Ltda. O engenheiro Ronaldo Curã informou que a geração de energia é monitorada e este sistema é pioneiro no Piauí. O equipamento instalado na sede da SJPI tem potência total de 718,2 Kwp e utiliza a estrutura em Carpot, com recursos orçamentários no montante de R$ 3.270.000,00, oriundos da União. A estimativa é de grande economia de despesas com energia elétrica convencional da Sede, podendo atingir o total de R$ 600.000,00/ano.

Segundo o diretor da Secretaria Administrativa (SECAD) da SJPI, José Ribamar Rodrigues do Monte, o consumo de energia elétrica no edifício-sede da Justiça Federal no Piauí deve reduzir em torno de 55% o consumo de energia elétrica. Além da diminuição do valor da conta de energia, a usina fotovoltaica traz diversos benefícios, como a redução da poluição e da taxa de emissão de carbono, ou seja, tem menor impacto sobre o meio ambiente; além disso, a utilização de energia renovável e limpa é sustentável a longo prazo.

O diretor do Foro da SJPI, juiz federal Nazareno César Moreira Rêis, destaca a importância da sustentabilidade nas instituições públicas: “A ideia é que esta iniciativa alie economia e sustentabilidade, valores que, desde os anos 1970, fazem parte de uma visão civilizatória para um mundo superpopuloso. Os recursos consumidos pela energia elétrica respondem por grande parte do orçamento das instituições públicas, e não é diferente na Justiça Federal. Por isso, apostamos na energia fotovoltaica como um passo para reduzir e otimizar o consumo de eletricidade, que já vínhamos realizando na SJPI, por medidas de gestão, mas que agora será muito mais eficaz”, afirma.

Autoridades presentes na solenidade


83 visualizações