Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/09/2016 -

Justiça Federal no Piauí realiza audiência coletiva de conciliação acerca da Lei da Transparência com mais de 100 Municípios

Justiça Federal no Piauí realiza audiência coletiva de conciliação acerca da Lei da Transparência com mais de 100 Municípios

A Justiça Federal no Piauí promoveu, no último dia 13, uma audiência coletiva de conciliação com Municípios piauienses, a fim de que sejam cumpridas a Lei de Acesso à Informação n.º 12.527/2011 e a Lei Complementar n.º 131/2009, bem como a consequente manutenção do Portal da Transparência – que permite ao cidadão acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado e ajudar a fiscalizar essa aplicação.

Estavam presentes no esforço concentrado: a Juíza Federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, coordenadora do Círculo de Conciliação em Políticas Públicas da Justiça Federal no Piauí; o vice-coordenador do Núcleo de Conciliação Juiz Federal Sandro Helano Soares Santiago, titular da 6ª Vara Federal; Procuradores da República, Membros do Ministério Público e Procuradoria do Estado, além de outras autoridades.

A Juíza Federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, coordenadora do Círculo de Conciliação em Políticas Públicas da Justiça Federal no Piauí, coordenou a Audiência.

A audiência teve como objetivos: identificar a posição de cada uma das partes/interessadas em relação ao pedido formulado pelo MPF; mapear o cenário e o histórico no bojo dos quais se insere a controvérsia; apurar as limitações e as possibilidades de cada um dos envolvidos; fixar um cronograma de providências que, conjugadas, permitissem o alcance do propósito da conciliação.

Segundo a Juíza Federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, a audiência teve o intuito de solucionar o conflito por meio do diálogo, sem que o processo precise tramitar na vara. “Essa reunião hoje é com o seguinte objetivo: resolver tudo que está pendente, de forma que a aplicação da Lei da Transparência seja uma realidade”, afirmou a magistrada.

Para analisar o cumprimento das Leis de Acesso à Informação e da Transparência, o MPF realizou avaliação dos portais e das ferramentas comunicacionais usadas pelas prefeituras. A análise foi feita com base em um checklist elaborado pela ação número 4 de 2015, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) com a finalidade de estabelecer estratégia articulada de fomento, monitoramento e cobrança do cumprimento da Lei n.º 12.527/11.

Apesar de mais da metade dos Municípios piauienses terem sidos intimados por descumprir as Leis de Acesso à Informação e da Transparência, o Assessor Jurídico da APPM, Dr. Marcos Patrício Nogueira Lima, optou por ressaltar a existência de um portal da transparência coletivo disponibilizado pela associação aos afiliados e o avanço de algumas prefeituras na avaliação, utilizando portais próprios.

Ao final do esforço concentrado, foi acordado: os Municípios têm, em regra, até o dia 15 novembro deste ano para solucionar as pendências.

Confira a galeria de fotos


55 visualizações