Magistrados e servidores da Seção Judiciária do Piauí (SJPI) participaram, na manhã desta terça-feira (18), da solenidade de entrega dos certificados do Selo Estratégia em Ação, que premiou 10 Varas Federais no Piauí e as 3 Relatorias da 1ª Turma Recursal Juizados Federais Especiais (JEFs). Concedido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o Selo incentiva o conhecimento, a gestão e o cumprimento das metas estratégicas nas unidades jurisdicionais em todo o Piauí, além do Distrito Federal, da Região Norte e dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais. As metas estratégicas são definidas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Selo Estratégia em Ação foi instituído por meio da Portaria Presi 348/2016.
Mesa de honra da solenidade de entrega do Selo Estratégia em Ação
O prêmio é dividido nas categorias Diamante, Ouro, Bronze e Prata. No Piauí, conquistaram o Selo Diamante: a 8ª Vara, Juizado Especial Federal Cível; a Vara Única de São Raimundo Nonato; e a 1ª Relatoria da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais. Na categoria Ouro, foram premiadas as Varas Únicas da Justiça Federal em Corrente e Picos, na região sul do Piauí. Em Teresina, a 5ª Vara, de competência cível, e a 6ª e a 7 Varas, Juizados Especiais Federais Cíveis, além da 2ª e da 3ª Relatorias da 1ª Turma Recursal. Com o Selo Bronze, foram contempladas: a 1ª Vara, que tem competência criminal e de improbidade administrativa; a 4ª Vara, de execuções fiscais; e a Vara Única da Subseção de Parnaíba, município do norte piauiense.
Compuseram a mesa de honra da solenidade: o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; o diretor do Foro da Justiça Federal do Piauí, juiz federal Lucas Rosendo Máximo Araújo; o decano da SJPI, juiz federal Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho; a coordenadora do Centro Judiciário de Conciliação (CEJUC) e presidente da Associação dos Juízes Federais do Piauí (AJUFEPI), Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes; e o diretor da Secretaria Administrativa (SECAD), Edvaldo Rodrigues da Silva.
Em sua fala, o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão destacou os esforços das Varas e dos juízes federais na finalização de processos, além de ações que contribuem para a preservação do meio ambiente e o combate à corrupção. Para o diretor do Foro da SJPI, juiz federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, a premiação evidencia a eficiência dos servidores federais no Piauí, que cumprem o papel institucional de garantir à sociedade prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva. O evento foi patrocinado pela Associação dos Juízes Federais do Piauí (AJUFEPI) e pela Associação dos Servidores da Justiça Federal do Piauí (Serjuspi).
Texto: Jesica Carvalho
Edição: Conceição Souza