A juíza federal Monique Martins Saraiva, diretora da Vara Única da Subseção Judiciária de Picos, é vencedora no XII Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o “Robô de atendimento por WhatsApp ‘Jefinho’” na categoria “Juiz individual” da modalidade “Boas práticas” da premiação.
O robô de atendimento por WhatsApp "Jefinho" ampliou e desburocratizou o atendimento aos jurisdicionados dos Juizados Especiais Federais (JEFs), permitindo que, mesmo fora do expediente judiciário, sejam recebidos, tratados e respondidos cerca de 80% dos pedidos dirigidos aos setores de atendimento ao público.
Na Subseção Judiciária de Picos já houve manifestação de adesão e homologação de acordo pela plataforma. Diversos jurisdicionados entraram em contato pretendendo aderir a acordos em feitos que tramitam na Justiça Estadual do Piauí ou em outras Varas na Seção Judiciária em Teresina.
O Prêmio Conciliar é Legal homenageia tribunais, equipes do Poder Judiciário, instrutores e instrutoras de mediação e conciliação, instituições de ensino, professores e professoras, estudantes, advogados e advogadas, usuários e usuárias e empresas ou qualquer ente privado que se inscreveram e apresentaram práticas que podem contribuir para a solução consensual de conflitos.
O Conselho Nacional de Justiça realizará a premiação no dia 24 de maio de 2022, por meio de plataforma eletrônica com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no Youtube.