Teresina, 23 de outubro de 2012
O mutirão de audiências previdenciárias da Subseção Judiciária de Picos promove, até o próximo sábado, além do julgamento de 1.350 processos, ação social de enriquecimento da autoestima dos jurisidicionados.
Com a colaboração do SENAC, o mutirão de audiências oferta serviços de manicure e pedicure, corte de cabelo e escova aos autores dos processos e suas testemunhas.
“Toda a pauta do mutirão foi organizada de forma a reduzir o tempo de espera das partes. Mesmo assim, para que esse tempo seja melhor aproveitado, contamos com a colaboração do SENAC - por meio de instrutores e alunos - que disponibilizou serviços de estética aos jurisdicionados. Mais que corte de cabelo e manicure, essas atividades resgatam a autoestima das pessoas, a maioria trabalhadoras rurais, e fazem com que elas se vejam de maneira mais positiva. A Justiça cuida da parte processual e assegura os direitos das pessoas e a ação social do SENAC leva aos cidadãos cuidados pessoais relevantes para a elevação da autoestima”, declarou Gilson Neiva Santos, diretor de Secretaria da Subseção Judiciária de Picos.
O mutirão de audiências previdenciárias da Subseção Judiciária de Picos contempla 1.350 processos, com a realização de 225 audiências por dia, nos turnos manhã e tarde, em seis salas distintas.
“Contamos com a participação de seis juízes federais, coordenados pelo diretor da Subseção Judiciária de Picos, juiz federal Nazareno César Moreira Rêis. Toda a equipe da Subseção Judiciária, servidores, estagiários e prestadores de serviço, está envolvida com o mutirão, desde a recepção dos jurisdicionados até o término das audiências. Estamos organizados e prestando um serviço de qualidade à população, com quatro banheiros químicos e cadeiras patrocinados pela Prefeitura Municipal de Picos, tendas e ambulância cedidas pelo 3º BEC e a colaboração de outros parceiros valiosos, como a Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (COJEF), Seção Judiciária do Piauí, Associação dos Juízes Federais (AJUFE) e a OAB-Piauí”, completou Gilson Neiva Santos.
As audiências pautadas para o mutirão abrangem pedidos de benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, aposentadoria rural e benefício assistencial.
“A Subseção Judiciária de Picos possui uma forte tradição de presença das partes nas audiências. Nesse mutirão, essa tradição se mantém: registramos ontem (22), no primeiro dia de audiências, 100% de presenças e altíssimo percentual de acordos. Hoje pela manhã, continuamos verificando índice zero de ausências. Isso demonstra a articulação da Subseção Judiciária com os jurisdicionados e o esforço conjunto para que o mutirão se constitua um sucesso, promovendo a conciliação e dando mais celeridade à Justiça”, destacou o diretor de Secretaria da Subseção Judiciária de Picos.
A pauta das audiências está disponível na seção Destaques do site da Justiça Federal no Piauí (http://www.pi.trf1.gov.br/audiencias_sjpicos.htm). O mutirão de audiências previdenciárias está sendo realizado na sede da Subseção Judiciária de Picos, localizada à Rua Santo Antonio, n. 74, Centro, Picos/PI.
Justiça Federal de 1º Grau no Piauí
Seção de Comunicação Social
86 2107-2824
86 2107-2892
secos.pi@trf1.jus.br