O Núcleo de Apoio à Coordenação dos Juizados Especiais (NUCOD), da Seção Judiciária do Piauí (SJPI), realizou, na segunda-feira (8), treinamento para os peritos voltado aos procedimentos de acesso, à consulta processual e à anexação de laudos no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE).
A capacitação, que partiu de uma determinação do coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEFs), juiz federal Sandro Helano Soares Santiago, foi ministrada pelo servidor José Afonso dos Santos Silva, multiplicador do sistema PJE. Oftalmologistas, dermatologistas e neurologistas participaram do evento.
O treinamento aconteceu na Sala de Capacitação do edifício-se da SJPI
O servidor do NUCOD, Fernando Santos, enumerou diversas vantagens com essa nova sistemática, sobretudo a otimização das atividades, o que possibilita maior celeridade na entrega da prestação jurisdicional.
A juntada de laudo pericial por servidor da Justiça foi uma das atividades apontadas pela diretora do NUCOD, Larysse Moreira, que pode ser eliminada com o acesso, pelos peritos, a esse perfil. Segundo ela, “é necessário que todos os peritos providenciem sua certificação digital, pois logo os demais serão convocados para participar de capacitação, uma vez que, a partir dela, passarão a ter acesso a funcionalidades específicas, considerando o seu papel desempenhado junto ao Judiciário”, afirma.
Para saber mais sobre o novo PJE, acesse https://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/comunicacao-social/imprensa/noticias/institucional-atualizacao-do-pje-ocorrera-hoje-a-partir-das-18h.htm