A Direção do Foro da Seção Judiciária do Piauí (SJPI), em parceria com a Associação dos Oficiais de Justiça da Justiça Federal no Piauí (ASSOJAF), promoveu, nesta terça-feira, 24, uma roda de conversa sobre “Práticas de autocuidado para saúde mental” entre os oficiais de Justiça e mediada pelo psicólogo, perito e auditor da Justiça Federal no Piauí (JFPI), Pablo Vinícius.
De acordo com Donato Barros Filho, presidente da ASSOJAF, esses servidores públicos, no exercício da sua profissão, lidam com diversas situações desafiadoras e, muitas vezes, emocionalmente intensas, de alto estresse – como notificar indivíduos de decisões judiciais, lidar com confrontos emocionais e até mesmo enfrentar ameaças.
O psicólogo Pablo Vinicius afirma que essas situações causam estresses e, por isso, praticar o autocuidado é essencial para evitar o esgotamento e manter uma mente saudável. “O autocuidado pode assumir muitas formas. Isso inclui a busca de apoio emocional, como conversar com colegas ou um profissional de saúde mental, para compartilhar as preocupações e angústias que surgem no trabalho”, afirma.