A Subseção Judiciária de Floriano agora se chama Fórum Ministro Aldir Passarinho. A cerimônia de aposição do nome foi realizada no dia 12 de abril sob a condução do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, que também foi o autor da proposta de designação do nome do ministro e estava, na ocasião, representando o então presidente I’talo Fioravanti Sabo Mendes. A mudança do nome do Fórum foi aprovada pelo Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 1º de agosto de 2019. Durante a solenidade, também foram inauguradas as reformas de modernização de serviços de engenharia civil, elétrica e melhorias em informática e de segurança da Subseção.
Também participaram do evento o diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí (SJPI), juiz federal Nazareno César Moreira Rêis; o diretor da Vara Única de Floriano, juiz federal Flávio Marcelo Sérvio Borges; o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, titular da 8ª Vara Federal no Piauí; o juiz federal Adonias Ribeiro de Carvalho Neto, substituto da 8ª Vara Federal no Piauí e presidente da Associação dos Juízes Federais no Piauí (AJUFEPI); o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto; o presidente da Câmara Municipal de Floriano, Joab Carvalho Curvina, e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional de Floriano, Carlos Augusto Pereira Silva.
O homenageado – O ministro Aldir Guimarães Passarinho nasceu na cidade de Floriano, Piauí, em 21 de abril de 1921. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro e a partir de 1951 exerceu a advocacia naquela cidade.
Ingressou na magistratura como juiz federal, em 1967. Exerceu o cargo de juiz diretor do foro e corregedor na Seção Judiciária do Estado da Guanabara, de 1969 a 1972.
Foi nomeado, em 1974, para o cargo de ministro do Tribunal Federal de Recursos (TFR) e eleito, duas vezes, membro do Conselho da Justiça Federal (CJF).
Em 1982, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e eleito presidente do órgão em 1991.
Era casado com a professora Yesis Ilcia y Amoedo Guimarães Passarinho e pai do ministro Aldir Passarinho Junior. Faleceu no dia 29 de abril de 2014, em Brasília, aos 93 anos.
Confira mais fotos na Galeria.