A Justiça Federal no Piauí (JFPI) em parceria com o Consórcio Teresina Ambiental (CTA), prestadora de serviços de coleta de resíduos da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), realizaram, hoje (22), o treinamento sobre coleta seletiva para prestadores de serviços da JFPI.
A capacitação foi ministrada pela coordenadora de Educação Ambiental 2, Jeanne Leal de Sousa, pela a técnica em Meio Ambiente, Mayara de Carvalho Lopes. O treinamento apresentou como pontos principais: Por que separar os resíduos sólidos urbanos? Como funciona a coleta seletiva?
Durante a exposição, foi debatidos os métodos de coleta seletiva e os locais que recebem esses materiais na cidade de Teresina. A palestrante Jeane Leal apresentou os “3 Erres” da Sustentabilidade, que são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, ações que minimizam o desperdício de materiais e produtos, poupam a natureza da extração inesgotável de recursos e favorecem o desenvolvimento sustentável.
Para o supervisor da Seção de Serviços Gerais, Marco Antônio Rodrigues Lima, essas ações de treinamento geram um processo de conscientização nos prestadores de serviços, pois eles estão contribuindo para a melhoria do meio ambiente, do edifício onde eles trabalham e até da cidade.
A prestadora de serviços Maria de Fátima Pereira dos Santos destacou que a capacitação colaborou para retirar dúvidas sobre a maneira correta de descarte de resíduos nas lixeiras e como isso pode ajudar no aperfeiçoamento do seu trabalho. Saiba mais sobre coleta seletiva.
Confira mais fotos na galeria.