A Direção do Foro da Seção Judiciária do Piauí (SJPI) realizou na última quarta-feira, 29, solenidade de entrega do Selo Estratégia em Ação para as Varas Federais premiadas no Piauí. O evento comemorou os 56 anos da Justiça Federal no Piauí.
A sessão com que se instalou a Seção Judiciária do Piauí foi presidida pelo ministro Djalma da Cunha Melo, do Tribunal Federal de Recursos, no dia 29 de maio de 1968, empossando, também, o juiz federal Salmon de Noronha Lustosa Nogueira como o seu primeiro diretor do Foro.
A SJPI está entre as cinco melhores seccionais que compõem o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sendo agraciada com o bronze na premiação do Selo Estratégia em Ação 2023/2024, na modalidade Seções Judiciárias, com pontuação de 96,5%, conforme Decisão PRESI 51/2024.
Na modalidade unidades judiciais, na SJPI conquistaram o Selo Diamante: a 8ª Vara Federal; as Varas Federais das Subseções Judiciárias de Corrente, Picos e São Raimundo Nonato; a 1ª e 2ª Relatorias da 2ª Turma Recursal. Na categoria Ouro, foram premiadas a 1ª, a 5ª e a 6ª Varas Federais; as Varas Federais das Subseções Judiciárias de Floriano e Parnaíba; a 3ª Relatoria da 2ª Turma Recursal do Piauí.
Compuseram a mesa de honra o diretor do Foro, juiz federal Brunno Christiano Carvalho Cardoso; o diretor da Subseção Judiciária de Parnaíba, juiz federal José Gutemberg de Barros Filho; o juiz federal substituto da 6ª Vara, Felipe Gonçalves Pinto; o juiz federal substituto da 8ª Vara Adonias Ribeiro de Carvalho Neto; e a juíza federal substituta da Subseção Judiciária de Picos, Jerusa de Oliveira Dantas.