Foi inaugurado hoje (12) o polo da Universidade Corporativa da Justiça Federal da 1.ª Região (UniCorp) na Seção Judiciária do Piauí (SJPI), com o evento Encontro de Planejamento Estratégico de Gestores das Seções Judiciárias do Piauí, Maranhão e Pará. O polo da UniCorp na SJPI abrange esses três estados e possui dois ambientes – o laboratório de informática e a Sala de Capacitação de Pessoal Doutor José de Ribamar Freitas – estruturados para a realização de cursos presenciais e por videoconferência.
“O bom servidor não é apenas um bom profissional mas, sobretudo, um bom ser humano. É aquele que chega diariamente ao trabalho e está bem consigo mesmo e com os outros. Assim, ao pensarmos em qualificação, em formação continuada, devemos ir sempre além do aspecto profissional. A UniCorp tem exatamente essa proposta, de capacitação pessoal e profissional, de ver além da atividade que o indivíduo exerce em seu labor, oferecendo cursos de pequena, média e longa duração, e voltados para diversos interesses, contemplando o humano em todas as suas dimensões. A instalação do polo da UniCorp em nossa Seção Judiciária traz aos nossos servidores e magistrados, bem como aos das Seções Judiciárias do Maranhão e do Pará, a oportunidade e a estrutura de investir, dentro do seu próprio espaço de trabalho, em contínua qualificação pessoal e profissional, contribuindo sobremaneira para a elevação do conhecimento em toda a Justiça Federal”, destacou o juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, diretor do Foro da Seção Judiciária do Piauí.
Para o diretor da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos, Márcio da Silva Albuquerque, que representou o Diretor-Geral do Tribunal Regional Federal da 1ª Região na solenidade de instalação do polo da UniCorp no Piauí, o capital humano é o principal ativo de qualquer organização pública, pois são os seus esforços e talentos que determinam a excelência do atendimento à sociedade.
“Equipes qualificadas e valorizadas agregam qualidade e inteligência aos serviços da instituição. Em seis anos de existência, a UniCorp mostrou seus múltiplos benefícios ao desenvolver fortemente o entendimento de competências específicas do nosso trabalho, ao multiplicar a capacidade de aprender e de compartilhar, e ao aprofundar o desenvolvimento da cultura organizacional. A criação do polo educacional da UniCorp no Piauí reúne as seccionais do Maranhão, Piauí e Pará, unidades próximas geográfica e culturalmente, e confere maior autonomia ao planejamento e à oferta das ações de capacitação, com enfoques nos pontos de melhorias específicos das unidades atendidas”, ressaltou Márcio da Silva Albuquerque.
O Encontro de Planejamento Estratégico de Gestores das Seções Judiciárias do Piauí, Maranhão e Pará prossegue até amanhã (13), com palestras e oficinas voltadas aos desafios, estratégias e ações para o cumprimento de metas.
A Unicorp foi criada em 2007 com o objetivo de incrementar a qualificação e o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores de toda a Justiça Federal da 1.ª Região por meio de um sistema de educação continuada.
Texto e edição: Viviane Bandeira
Teresina, 12 de dezembro de 2013
Justiça Federal de 1º Grau no Piauí
Seção de Comunicação Social
86 2107-2824
86 2107-2892