A Comissão Especial de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, no âmbito da Seção Judiciária do Piauí, promoveu hoje (25), a “Oficina de capacitação de combate ao Aedes Aegyipti e enfrentamento da microcefalia, dengue e outras arboviroses”. A palestra iniciou às 9h e foi ministrada por membros da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI): a enfermeira Michelle Fianco, o Técnico em Vigilância Ambiental, Antonio Carlos dos Santos, e o Técnico em Entomologia, Antonio Carlos Lima.
A oficina foi destinada aos servidores e prestadores de serviços da Justiça Federal no Piauí. Os palestrantes explicaram os sintomas e sinais que diferenciam dengue, zika e chikungunya e também alertaram sobre a importância de fazer a sorologia (teste para detectar o vírus no organismo) quando houver suspeita de uma dessas doenças. Além disso, foi mencionada a expansão do mosquito nas Américas e explicadas as descobertas sobre a relação do vírus com a microcefalia.
Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e desmitificar fatos sobre o mosquito e as respectivas doenças transmitidas por ele. Um mini laboratório foi montado próximo ao local da oficina para demonstração prática das fases evolutivas do mosquito.
A Comissão Especial de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, no âmbito da Seção Judiciária do Piauí, foi instituída pela Portaria N. 029/2016-DIREF em fevereiro de 2016.
Confira mais registros da palestra.
Texto: Bárbara Oliveira
Teresina, 25 de maio de 2016
Justiça Federal de 1º Grau no Piauí
Seção de Comunicação Social (SECOS/PI)
86 2107-2824
86 2107-2892