Iniciou, hoje (29), na Seção Judiciária do Piauí (SJPI), a oficina sobre “Mapeamento de Processos”, para a área administrativa desta Seccional, ministrada pelo servidor do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), Tiago Diniz Brasileiro Lira. O mapeamento de processos é uma técnica geral utilizada por empresas para entender, de forma evidente e simples, como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações.
Esse exercício de compreensão e documentação é fundamental para diversas metodologias de aperfeiçoamento de processos: é a partir de um mapa bem estruturado que sugestões de melhoria e pontos de atuação dessas metodologias podem ser elencados e observados em mais detalhes.
De acordo com o ministrante, Tiago Lira, o objetivo do curso é capacitar os servidores a fim de que eles possam traduzir tudo o que é feito na Seção Judiciária do Piauí, e que, a partir desses diagramas e processos estruturados e desenhados, consiga-se melhorar a forma de trabalho.
O supervisor da Seção de Modernização Administrativa (SEMAD), Francisco das Chagas Pereira do Nascimento, destacou a importância de a oficina contribuir para o desempenho dos processos, de tal forma que mesmo que o responsável pela demanda se afaste por algum motivo, um outro servidor poderá executar as atividades a partir do mapa, e, assim, seja dado prosseguimento ao trabalho.
Confira mais fotos na galeria.