Os servidores da área administrativa da Seção Judiciária do Piauí (SJPI) realizaram, nos dias 2 e 3, a oficina “Mapeamento de processos e a ferramenta BIZAGI”, ministrada pelo servidor do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), Tiago Diniz Brasileiro Lira. O mapeamento de processos tem como objetivo demonstrar como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações.
De acordo com Tiago Brasileiro, o curso capacita os servidores para o mapeamento de processos, para que eles possam especificar o passo a passo das ações por meio de diagramas e processos estruturados e desenhados, e, assim, otimizar o trabalho. Segundo ele, a ferramenta Bizagi – software gratuito – é de fácil acesso e útil para todos os envolvidos em determinado processo.
Para a diretora do Núcleo de Recursos Humanos, Ana Valéria Neiva Moreira Araújo, o mapeamento de processo é uma ferramenta útil no planejamento e gerenciamento do fluxo de trabalho, por meio de ferramentas visuais, que permite sejam os processos gerenciados de maneira eficaz e transparente, melhorando a comunicação e evitando as falhas entre as unidades administrativas. É um recurso de gestão eficaz que promove alguns benefícios como a identificação de gargalos, o controle do processo produtivo, a padronização de processos, o aumento da produção e a melhoria da qualidade dos serviços.
Confira mais fotos na galeria.