A Justiça Federal no Piauí (JFPI) realizou, entre os dias 14 e 21 de outubro, o Curso de Redação Forense, ministrado pelo juiz federal e presidente da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais (JEFs) do Piauí, Nazareno César Moreira Reis. A redação técnica visa a comunicação mais objetiva, que obedeça a uma padronização que facilite o trabalho e dê ao redator mais segurança e eficiência.
De acordo com o magistrado, a comunicação escrita é um processo que requer bastante cuidado, porque um ruído nessa modalidade de comunicação pode gerar problemas, então, deve-se ter cuidado ao escrever, pensar antes sobre o que e como vai ser escrito, depois, revisar o texto, exatamente para evitar ruídos e assim produzir uma comunicação adequada entre as pessoas, os órgãos e as instituições.
Para o servidor Jean Pinheiro de Araújo, o curso trouxe uma reflexão sobre o modo de escrever, as melhores formas de comunicação e de como expressar as ideias para que estas sejam entendidas de modo satisfatório pelos destinatários.