A Seção Judiciária do Piauí (SJPI), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PI), finalizou, nesta sexta, 19, o curso “Liderança de Alta Performance”. A formação, regida pelo disposto no artigo 59 caput e §5º da Resolução 03/2008-CJF, teve como principal objetivo a capacitação de detentores de funções comissionadas ou cargos em comissão na Justiça Federal no Piauí (JFPI).
O curso aconteceu nos dias 12, 16, 17, 18 e 19 de novembro, ministrado pela professora Marta Vieira Miguel, instrutora do Senac-PI, que expôs, de forma dinâmica, temas ligados à administração de conflitos, definições e responsabilidades de um líder. Nesses dias, os cursistas tiveram a oportunidade de discutir, debater e analisar o conceito de liderança e as características de um líder.
Lívia Campelo Costa Silva, supervisora da Seção de Execuções da Vara Única de Floriano, afirma que, antes de iniciar o curso, pensou que o tempo dispensado para a capacitação poderia provocar atraso no trabalho, porém, no decorrer das aulas, entendeu que “não somos apenas números, que não temos que pensar exclusivamente na produtividade, mas temos que pensar nas relações que estabelecemos no ambiente de trabalho, na resolução dos conflitos que surgem, no entendimento de que as relações vão além do trabalho exercido”.
Para Mauro André Meneses Mendes, oficial de gabinete do juiz titular da Subseção Judiciária de Floriano, as orientações recebidas no curso, acerca das boas relações entre gestores e liderados, “modificam a filosofia do nosso trabalho e se refletem na melhoria do atendimento ao jurisdicionado”.