A Seção Judiciária do Piauí (SJPI), por meio do Serviço de Apoio à Gestão Socioambiental (SERAMB), doou aproximadamente 2.500 kg de papel para a a Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), que, com a reciclagem, converterá o material em recursos para manutenção alimentar, estrutural e salarial.
Com a doação, a SJPI cumpriu uma das metas do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal (PLS), Ciclo 2021-2026. O papel acumulado tem origem nos arquivos documentados até o ano de 2014 – processos judiciais, registros e arquivos administrativos com temporalidade cumprida, que foram digitalizados para melhor armazenamento e liberados para descarte.
A servidora Regina Celi Ferreira Nunes, responsável pelo SERAMB, entrega as toneladas de papel para a ACEP
Doação
Além de a SJPI realizar o descarte correto, foi acatada a oportunidade de auxiliar a Associação dos Cegos. Com a venda do material, a ACEP investe na manutenção do prédio, na limpeza, no pagamento de funcionários, bem como mantém a alimentação dos estudantes da Associação, que contam com três refeições durante o dia em suas atividades de desenvolvimento.
Processo de reciclagem
Os papéis coletados e selecionados pela ACEP são triturados e embalados em blocos prensados de 350 a 400 kg para serem vendidos a uma indústria de reciclagem parceira.
Já na indústria, o papel reciclado ganha nova forma na confecção de papel higiênico, papel toalha, lenços e papel para impressão.
Toneladas de papel doadas à ACEP para reciclagem
O caráter de responsabilidade ambiental faz da doação do material descartado pela SJPI uma ação de cidadania e sustentabilidade. A reutilização e a reciclagem dos materiais preservam recursos naturais empregados no processo de fabricação dos produtos consumidos pela população.