Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

30/03/2021 -

SJPI realiza homenagem aos 90 anos da Faculdade de Direito do Piauí

SJPI realiza homenagem aos 90 anos da Faculdade de Direito do Piauí

A Seção Judiciária do Piauí (SJPI) prestou, nessa segunda-feira (29), homenagem aos 90 anos do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, que ocorreu pela plataforma Microsoft Teams, foi prestigiado com a presença de magistrados; do reitor da UFPI; e de professores, ex-alunos e alunos da instituição.

O desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, formado pela UFPI e docente da instituição, foi o idealizador da solenidade. Ele destacou alguns dos ganhos vindos da relação entre a Universidade e a Justiça Federal. “A primeira parceria aconteceu em 2001, com a instalação dos Juizados Especiais Federais. Diante das dificuldades que passamos, nós tivemos a feliz ideia de chamar a Universidade Federal do Piauí. Então, os alunos assumiram os Juizados Especiais e nós conseguimos dar respostas às demandas”. O desembargador também citou a criação da rede de lideranças “Pense Piauí”, que aproximou a justiça da cidadania, além da criação de um programa chamado “Casa de Justiça e Cidadania”: “Instalamos, na antiga sede da SJPI, um Centro Nacional de Cultura da Justiça, também com a presença da UFPI. Lá foram ministradas aulas pelos professores voltadas para as comunidades”. De acordo com o magistrado, instituições que dialogam sempre trazem encaminhamentos inovadores. “Foram muitas colheitas, e muitas ainda virão. Os primeiros convênios que fizemos com a Faculdade de Direito do Piauí (FADI) foram pioneiros! Se nós podemos hoje conceituar a nossa FADI, a palavra mais adequada é ousadia”.

O diretor do Foro da SJPI, juiz federal Nazareno César Moreira Rêis, egresso da UFPI, relembrou a importância da educação como política pública e o seu papel transformador. “A Universidade Federal, particularmente no curso de Direito, mudou a minha vida. Eu conheci pessoas que para sempre marcariam minha vida, conheci professores brilhantes que tantas coisas me ensinaram. Eu aprendi ali o que é pensar como um jurista. Eu vejo a Universidade como uma instituição que tem papel fundamental dentro do estado democrático”.

O reitor da UFPI, professor doutor Gildásio Guedes, comprometeu-se com a recriação da antiga FADI. Ele agradeceu a homenagem feita pela Justiça Federal e destacou os bons resultados trazidos pelo curso de Direito da UFPI. “A principal marca tem sido o trabalho denodado dos egressos, que têm se destacado em suas diversas atividades, dando respaldo à boa fama da Universidade e fortalecendo o desenvolvimento do Piauí, da região e do país. A UFPI é constituída por várias partes, mas uma das mais fortes, com 40 anos a mais que a Universidade, é a área jurídica. As dificuldades foram paulatinamente sendo superadas com o apoio dos que fizeram a Universidade e dos que lá estiveram”.

A Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI, professora doutora Olívia Brandão Melo Campelo, elogiou a iniciativa da homenagem e falou da relevância da Universidade na formação de profissionais juristas. “A Faculdade de Direito tem estreita relação institucional com a Justiça Federal. Muitos magistrados foram alunos dessa Faculdade e grandes idealizadores de projetos, assim como muitos servidores da Seção Judiciária. A criação da FADI foi um marco na vida de todos nós e contribuiu muito para a cultura do Piauí”.

O juiz federal Márcio Braga Magalhães, que também é docente da UFPI, parabenizou a trajetória da FADI e destacou a relevância de se reconstruir essa história. “Todos nós sentimos a vontade de resgatar a Faculdade de Direito do Piauí. Isso ficará para a história da sociedade piauiense, dos professores, juízes, procuradores, advogados, todo o pessoal que faz a Universidade. A FADI é algo que transcende aqueles muros e que se perpetua no tempo”.

A juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, egressa da UFPI, falou do respeito e do orgulho que sente pela Universidade e parabenizou a homenagem feita pela Justiça Federal. “Há uma relação muito forte entre as duas instituições, desde o grande número de juízes federais egressos da UFPI, até juízes que desempenham ou desempenharam também a função de professor na instituição, a exemplo do Dr. Brandão e Dr. Márcio. Assisto com grande alegria e orgulho a efervescência intelectual do curso de Direito da UFPI, irradiando ideias e formando pensadores com senso crítico e disposição para a ação”.

O presidente da Associação dos Juízes Federais da Primeira Região, juiz federal Shamyl Cipriano, também dedicou algumas palavras para homenagear o curso de Direito: “Em nome da Associação, felicito os colegas da Seção Judiciária do Piauí pela iniciativa da homenagem e parabenizo a UFPI e seu Curso de Direito, que tanto contribuiu com a sociedade e o país pela formação de grandes juristas, muitos dos quais hoje praticam na magistratura os valores forjados na academia”.


33 visualizações