Criada pela Lei n. 12011, de 4 de agosto de 2009, a Subseção Judiciária de Corrente foi instalada em 19 de maio de 2014. Para comemorar a data, foi realizada solenidade de aniversário, na última terça-feira, dia 19, presidida pelo Juiz Federal Jamyl de Jesus Silva – diretor da referida Subseção –, e prestigiada por personalidades locais, como o prefeito do município, Jesualdo Cavacanti Barros; a juíza federal do Trabalho, Kely Cardoso da Silva; a promotora do Ministério Público Estadual, Gilvânia Alves Viana; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Corrente, Claudimiro Nunes Nogueira; além de representantes de órgãos e instituições públicas, de empresários e de advogados.
Mesa de Honra, presidida pelo juiz federal Jamyl de Jesus Silva, ao centro, tendo, à sua direita, o prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti Barros e a juíza federal do Trabalho, Kely Cardoso da Silva; e, à esquerda, a promotora do Ministério Público Estadual, Gilvânia Alves Viana, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Corrente, Claudimiro Nunes Nogueira
O prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros, que falou em nome da Mesa de Honra, destacou a importância da instalação da Vara da Justiça Federal em Corrente, que, segundo ele, “resolveu um grande problema, que era o drama vivido pelas pessoas mais pobres. E quando temos um trabalho realizado de forma séria, é motivo de grande satisfação”.
Jamyl de Jesus Silva, em seu discurso, evidenciou a importância do processo de interiorização da Justiça Federal: “Alcançamos mais de perto os que precisam. A Justiça era distante do povo, a interiorização a humanizou, tornando-a aberta, popular, colocando o agente público próximo da população. Afinal, a Justiça Federal pertence ao povo”, enfatizou o magistrado, acentuando que o desafio é de “prestar jurisdição célere e com qualidade”.
Juiz federal Jamyl de Jesus Silva, em seu discurso, ressalta o papel da interiorização da Justiça Federal
A Subseção de Corrente é composta de Vara Única, possuindo competência geral e Juizado Especial Federal Adjunto Cível e Criminal. Sua jurisdição abrange 20 municípios: Corrente, Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia e Sebastião Barros. Atualmente, é composta por 20 servidores, oito estagiários, seis terceirizados e quatro seguranças. Sua estrutura física conta com sala de audiências, sala para realização das perícias médicas, setores de protocolo e distribuição de feitos, setor administrativo, sala de advogados, sala de videoconferência, secretaria da vara e gabinete. Desde a inauguração, já foram distribuídos quase quatro mil processos sendo, em sua maioria, ações previdenciárias. Foram realizadas, nesse período, mais de 800 audiências de conciliação, instrução e julgamento. O valor total em requisições de pagamento (RPVs) expedidas para as ações já julgadas superam o valor de R$ 1,2 milhão.