13/12/2024 - INSTITUCIONAL
Justiça Federal no Tocantins realiza mutirão com 125 audiências para agilizar processos
Maria da Consolação Fernando da Silva
Alexandre Alves ASCOM/SJTO
A Justiça Federal no Tocantins iniciou, no último dia 4, e concluiu, nesta quarta-feira (11), um mutirão com 125 audiências, com o objetivo de agilizar a resolução de processos e oferecer uma resposta mais rápida à população. A ação integra um esforço contínuo da instituição para garantir maior eficiência no julgamento de ações, especialmente aquelas relacionadas a direitos previdenciários.
De acordo com Carlos André Jesus dos Santos, diretor do Núcleo de Apoio à Coordenação dos Juizados Especiais Federais do Tocantins (COJEF/TO), a maioria dos casos atendidos pelo mutirão diz respeito a ações contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “São processos em que o cidadão solicitou um benefício do INSS, como a aposentadoria por invalidez, mas não conseguiu resolver administrativamente”, explicou. Essas demandas representam uma parte significativa das ações da Justiça Federal no estado, e a rápida resolução é fundamental para garantir o acesso dos cidadãos a direitos essenciais.
Carlos André também ressaltou que 2024 foi um ano marcado por diversas iniciativas voltadas à celeridade processual no Tocantins. “Tivemos vários eventos com esse objetivo: um mutirão itinerante em Arraias, que movimentou 1.074 processos; o mutirão da Semana Nacional de Conciliação, com 224 processos; e, para encerrar o ano, este mutirão de audiências, com 125 processos, todos presididos pelo doutor Adelmar”, afirmou.
Compromisso com a celeridade e a conciliação