Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/11/2024 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal participa do Pop Rua Jud Tocantins com atendimento humanizado e cidadania

Justiça Federal participa do Pop Rua Jud Tocantins com atendimento humanizado e cidadania

A Justiça Federal participa da primeira edição do Pop Rua Jud Tocantins, evento realizado para atender pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A iniciativa reuniu órgãos públicos e privados para oferecer serviços e assistência, ampliando o acesso a direitos fundamentais para uma população que enfrenta barreiras sociais e econômicas.  

Os atendimentos ocorrem na Escola Cívico-Militar (Ecim) Maria dos Reis Alves Barros, no Jardim Taquari, em Palmas, das 7h às 18h. O local foi estruturado para receber demandas de diversas naturezas e oferecer acolhimento humanizado.  

De acordo com o juiz federal Pedro Alves, a participação da Justiça Federal no evento teve caráter complementar, integrando esforços com os demais parceiros. “Buscamos trazer cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade, através de um atendimento humanizado. A Justiça Federal pode colaborar verificando questões como a não concessão de benefícios previdenciários, problemas relacionados à Caixa Econômica Federal, como financiamentos imobiliários que resultam em despejos, e outras demandas específicas. Estamos abertos para atender essas necessidades da melhor forma possível, contribuindo para a pacificação social”, afirmou. 

 A iniciativa foi elogiada por pessoas atendidas, como Vrongineide da Silva, de 59 anos, que procurou o evento para verificar o andamento de seu processo de auxílio-saúde. “Eu preciso desse benefício para me manter. Não sou aposentada e não consigo mais trabalhar devido a problemas de saúde. Já trabalhei muito, mas hoje não consigo”, contou.  

Vrongineide destacou a importância da Justiça Federal ter ido até o bairro onde mora. “Foi muito gratificante. Muitas pessoas, como eu, não têm condições de sair para buscar ajuda. Fiquei muito feliz em ver a Justiça aqui”, declarou. 

 O juiz Pedro Alves reforçou a relevância de levar o atendimento jurídico para perto da população. “É uma forma de a Justiça se aproximar ainda mais da sociedade, especialmente em um contexto tão específico como o das pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao invés de as pessoas procurarem a Justiça, a Justiça está indo até elas”, disse. 

 Para o magistrado, a primeira edição do Pop Rua Jud Tocantins é um marco que deve ser repetido anualmente, com potencial para crescer e alcançar um número ainda maior de pessoas. “Que isso se repita ano a ano para trazer cidadania e dignidade a essas pessoas. É uma ação de fundamental importância”, concluiu. 

 O evento reafirma o papel transformador da integração entre diferentes setores, promovendo direitos, dignidade e acolhimento para aqueles que mais precisam. A atuação da Justiça Federal no Pop Rua Jud Tocantins reforça o compromisso com a cidadania e a pacificação social.  

Pop Rua Jud

 Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Pop Rua Jud tem se consolidado como uma ação importante para levar dignidade à população em situação de rua. O mutirão atende à Resolução nº 425/2021, que institui a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua. O objetivo é contribuir para a superação das barreiras decorrentes das múltiplas vulnerabilidades econômica e social, bem como da situação de precariedade e/ou ausência habitacional da população alvo da iniciativa.

 A realização do Pop Rua Jud conta com a colaboração de várias instituições parceiras: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Tocantins, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), OAB/TO, Exército, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Caixa Econômica Federal, Hospital de Amor Tocantins, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), SDHPD, Tribunal Regional do Trabalho da 10º região, Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, Justiça Federal do Tocantins, Defensoria Pública da União, Polícia Militar, Anoreg-TO, Arpen-TO, Ulbra Palmas, Governo do Tocantins, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prefeitura de Palmas, Sest Senat, Senac, Senar e Receita Federal. (Alexandre Alves Ascom/SJTO)
















152 visualizações

Veja também