A Corregedoria-Geral da Justiça Federal realizou uma reunião com a Comissão Permanente dos Juizados Especiais Federais (JEFs) para debater a criação de uma rede de inteligência vinculada à Turma Nacional de Uniformização (TNU). O encontro ocorreu no último dia 9, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em formato híbrido e contou com a participação de magistradas e magistrados dos Tribunais Regionais Federais (TRFs).
A iniciativa tem como objetivo monitorar demandas judiciais no âmbito dos JEFs, prevenir o ajuizamento de litígios repetitivos, aprimorar rotinas cartorárias, fomentar soluções alternativas de conflitos e propor padronizações para a gestão de processos suspensos em todas as instâncias da Justiça Federal.
O vice-presidente do CJF, corregedor-geral da Justiça Federal e presidente da Comissão Permanente dos Juizados Especiais Federais, ministro Luis Felipe Salomão, conduziu a reunião e destacou a importância da proposta diante do alto volume de processos nos JEFs. A proposta foi apresentada pela juíza federal Vânila Cardoso, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, que ressaltou a relevância de otimizar os fluxos de trabalho e evitar retrabalhos.