Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Avisos

Celebração dos 50 anos da Seção Judiciária do Maranhão é marcada pela emoção

A Seção Judiciária do Maranhão (SJMA) comemorou, na sexta-feira, 18 de maio, os seus 50 anos de instalação. Para celebrar a data, uma sessão solene foi realizada no auditório Padre Antônio Vieira, com a presença do Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca, entre outras autoridades e personalidades que fizeram e fazem parte da história da Justiça Federal no Estado.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Carlos Moreira Alves, e pelo diretor do foro da Seção Judiciária, Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo e contou ainda com as presenças dos desembargadores federais do TRF1, Cândido Ribeiro e Ney Bello, e dos juízes federais da Seccional maranhense.

Em seu discurso, o diretor do foro agradeceu à Seção Judiciária que o acolheu dezessete anos atrás, lembrou a trajetória percorrida pela seccional, seus personagens e seu crescimento. Também manifestou gratidão aos juízes e aos servidores que ele considera como parceiros de trabalho.

Ao discursar, o presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, falou dos 50 anos de história que, como enfatizado por ele, foi marcada por uma prestação jurisdicional comprometida, célere, efetiva e pautada nos ideais de justiça.

O presidente destacou o empenho de algumas personalidades que marcaram a trajetória da Justiça Federal no estado. Ao enaltecer a Seccional, o desembargador acrescentou que a Seção Judiciária do Maranhão é “certamente um legado decorrente do esforço e da dedicação dos que antecederam os que hoje labutam neste fórum de Justiça, entre os quais José Viana Vaz, que exerceu a judicatura federal no Maranhão quando da criação da Justiça Federal no País, em 1890, e os juízes Carlos Alberto Madeira e Alberto José Tavares Vieira da Silva, ambos expoentes da recriação da Justiça Federal em 1965, aos quais rendo minhas mais sinceras homenagens neste dia”.

Durante o evento foram prestadas homenagens a diversas autoridades da história da Justiça Federal no Maranhão. O presidente Carlos Moreira Alves recebeu das mãos do diretor do foro da Seccional a medalha Ministro Carlos Madeira. Já o desembargador federal Leomar Amorim, falecido em 2014, foi lembrado em homenagem póstuma proferida pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca. Uma placa marcando o Jubileu de Ouro foi descerrada pelo Presidente Moreira laves, pelo Diretor do Foro Lino Osvaldo e pelo Desembargador Federal Alberto Vieira da Silva.

O Desembargador Alberto Vieira da Silva, que participou da instalação da Seção Judiciária em 1968 e que também foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, quando de sua criação, fez um discurso emocionado homenageando tanto aqueles que estiveram com ele no início dos trabalhos quanto àqueles que os sucederam e mantiveram a imagem da Justiça Federal como uma instituição séria e eficiente.


36 visualizações