Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Avisos

Lançado em são Luís livro em homenagem ao desembargador federal Leomar Amorim

Foi lançado nesta segunda-feira (24), na sede da Justiça Federal, em São Luís-MA, o livro Justiça Federal: estudos em homenagem ao desembargador federal Leomar Amorim, organizado pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, e pelo juiz Roberto Carvalho Veloso, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Estiveram presentes, além dos organizadores da obra, o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo, a Ministra do STJ, Isabel Gallotti, o Desembargador Federal Cândido Ribeiro, representando o Presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região e o Desembargador Federal aposentado Alberto Vieira da Silva, este último responsável pelo discurso em homenagem ao Desembargador Leomar Amorim.

Ao falar do homenageado, Alberto Vieira da Silva o descreveu como homem íntegro, reto e humilde. “Por onde passou, Leomar deixou sua marca, seja como magistrado, seja como professor, onde ensinou seus alunos como triunfar honestamente na vida”, pontuou. Ao final de uma fala emocionada foi aplaudido de pé pelos presentes que lotaram o auditório Pe. Antônio Vieira.

Também falaram sobre o livro e sobre o homenageado os organizadores Reynaldo Soares da Fonseca e Roberto Carvalho Veloso. Os agradecimentos, em nome da família, foram feitos por Gustavo Amorim, um dos filhos do Desembargador Leomar Amorim.

Durante a sessão também foi feita a outorga da Medalha Ministro Carlos Madeira à Ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça. A entrega foi feita pelo Desembargador Federal Cândido Ribeiro do TRF da Primeira Região.

A obra

O livro contém textos dos ministros do STJ Isabel Gallotti, Benedito Gonçalves, Reynaldo Soares da Fonseca e Arnaldo Esteves Lima (aposentado) e dos ministros do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin e Ilmar Galvão (aposentado), além de membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadores, juízes, promotores, professores e outros profissionais da área jurídica.

A obra discute temas da Justiça Federal atuais, relevantes e socialmente importantes. Analisa, em seus artigos científicos, aspectos que dizem respeito aos direitos fundamentais, à relação Estado-cidadania, às políticas públicas e à concretização da Constituição de 1988.

Homenagem

A obra é dedicada à memória do desembargador federal Leomar Amorim, maranhense de Itapecuru – Mirim, que morreu em 2014. Leomar Amorim exerceu a magistratura por 27 anos no Maranhão, em São Paulo, no Piauí e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Além de ter atuado nos Tribunais Regionais Eleitorais do Maranhão e do Piauí, foi ainda conselheiro do CNJ e publicou diversos artigos e obras jurídicas.


40 visualizações