De passagem pela capital piauiense, Teresina, no dia 20 de agosto, pela manhã, o presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Olindo Menezes, na companhia do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e de Desembargadores Federais, visitou o Centro Nacional de Cultura da Justiça (Cenajus) – Casa de Justiça e Cidadania –, que reúne diversas entidades parceiras, entre as quais as Justiça Federal e Justiça Estadual, com a finalidade de aproximar a sociedade do Poder Judiciário por meio da implementação de políticas de inclusão social. A visita oficial foi conduzida pelo diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí, juiz federal Carlos Augusto Pires Brandão, e contou com a participação dos desembargadores federais João Batista Gomes Moreira, Leomar Barros Amorim de Sousa e Neuza Maria Alves da Silva, do juiz federal em auxílio à Presidência, José Alexandre Franco, do Juiz de Direito Thiago Brandão de Almeida, do diretor-geral do TRF, Felipe dos Santos Jacinto, do secretário-geral do TRF, Joseny Marques Freire, do assessor especial da Presidência, Euvaldo Pinho e do Secretário de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário do Estado do Piauí, Dr. José Fortes Portugal Jr.
A comitiva foi recebida pelo prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, e pela Presidente da Fundação Monsenhor Chaves, que acompanharam o grupo durante a visita. O Cenajus funciona nas instalações da antiga sede da Justiça Federal do Piauí e abriga diversos serviços, como museu,biblioteca virtual, ouvidoria, conselho da mulher, da criança e do adolescente e assistência social, compartilhados com a Justiça Estadual, a Justiça Federal, Justiça do Trabalho, a Prefeitura, SENAI, SEBRAE, SESI, SENAC, Tribunais de Contas, Ministério Público, entre outras instituições.
Na ocasião, os visitantes assistiram à apresentação da Banda Luiz Gonzaga e do grupo de bumba meu boi Imperador da Ilha, assim como a um vídeo sobre o Cenajus, produzido pela Assessoria de Comunicação do TRF/ 1ª Região. Prestigiaram, ainda, a exposiçãode peças em cerâmica e arte santeira confeccionadas por artistas locais, denominada "Justiça e Inclusão Social." O presidente Olindo Menezes elogiou a iniciativa do juiz federal diretor do foro da Seccional do Piauí, Carlos Augusto Pires Brandão, pela ideia de ceder o espaço para "tão augusta missão". O Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Desembagador Federal Leomar Barros Amorim de Sousa, também parabenizou o CenaJus.
Ao final da visita, o presidente Olindo Menezes, a Desembargadora Neuza Maria, o Desembargador Federal João Batista Moreira, o Desembargador Federal Leomar Barros Amorim e o diretor do Foro, Carlos Augusto Pires Brandão, fizeram a entrega de certificados e diplomas a ex-detentos que concluíram Curso Técnico em Refrigeração, promovido pelo NAPP, em parceria com o SENAI, sob a Coordenação dos Juízes Estaduais Junia Feitosa e Thiago Almeida. Ao mesmo tempo, foi realizada uma reunião com o Diretor da Escola Judiciária da Justiça do Trabalho, Desembargador do Trabalho Meton Marques de Lima, o Diretor-Geral do TRF1, Dr. Felipe dos Santos Jacinto, o Secretário da Escola da Magistratura Estadual, Dr. José Fortes Portugal, o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Profº Carlos Alberto, a Profª Bárbara Olímpia (do EAD da UESPI),o Profº Geraldo (Coord. Da Pós-Graduação da UESPI), a Supervisora da SESUD/DIREF, Ana Valéria Neiva Moreira, o Reitor do Instituto Federal de Ensino, Professor Santana, Dr. Moreira Reis, Drs. Ana Paula Lacerda, Mario Lacerda e Mardônio, representando SESI, SEBRAE e SENAI, os Secretários Municipais José Fortes de Pádua e Vanessa Neiva, a fim de serem discutidos assuntos relacionados com a instalação de um pólo de uma Universidade Corporativa, para fins de capacitação da administração pública.
Seção de Comunicação Social
(0XX86)2107-2824
secos@pi.trf1.gov.br