Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/06/2023 -

Prédio do CENAJUS passará por reforma

Prédio do CENAJUS passará por reforma

A Seção Judiciária do Piauí (SJPI) reuniu-se com o superintendente Roncalli Filho e com técnicos da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, da Prefeitura de Teresina, na última segunda-feira, 19, para tratar de reforma do prédio do Centro Nacional de Cultura da Justiça (CENAJUS), atual Casa da Cidadania.Também participou da reunião o superintendente de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Otávio Nogueira Matias.


Reunião da SJPI com o superintendente da Saad Centro-Norte debate a reforma do prédio da atual Casa da Cidadania

Na reunião ficou deliberado que a Prefeitura - via áreas de engenharia e arquitetura - fará o levantamento das necessidades, o projeto, com o orçamento, e apresentar à SJPI, para que seja viabilizada a contribuição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Da SJPI, estiverem presentes na reunião a diretora da Secretaria Administrativa (SECAD), Ana Valeria Neiva Moreira Araújo; o diretor do Núcleo Administrativo (NUCAD); José Ribamar Rodrigues do Monte; o supervisor de Serviços Gerais (SESEG), João de Deus Mattos de Oliveira; e o encarregado pelo Serviço de Engenharia e Projetos (SERENP), Francisco Rômulo Meneses de Santana e Silva.


Palácio Cenajus

O Prédio Rosa, como também é alcunhado, situado na Praça Marechal Deodoro, 954, no Centro de Teresina, pertence à Justiça Federal no Piauí (JFPI) e foi sede da instituição no período de 28 de setembro de 1979 a 7 de abril de 2000.

Inaugurado em dezembro de 2008, o CENAJUS é mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de fomentar a realização de ações sociais e de cidadania. De acordo com a diretora administrativa do CENAJUS, Vanicleudi Queiroz, no prédio funcionam o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCI) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), o Centro de Referência em Direitos Humanos de Teresina (CRDH), a Ouvidoria do Município, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho da Criança e do Adolescente e o Conselho LGBT.

Além dessas instituições, a Casa da Cidadania abriga uma galeria de artes, a Biblioteca Municipal Abdias Neves, o Telecentro - que funciona no auditório e oferece cursos para a população em situação de vulnerabilidade social, dentre os quais se destaca o Pré-Enem.


253 visualizações