O edifício-sede da Seção Judiciária do Piauí passa por ampla reforma em sua estrutura física: pintura interna das paredes de alvenaria do prédio, recuperação dos banheiros de Secretarias das Varas, dos gabinetes e os de uso comum, incluindo o revestimento cerâmico e a troca das torneiras.
As benfeitorias visam garantir melhor qualidade nos ambientes do sede da Justiça Federal no Piauí, bem como a instalação de dispositivos de economia de energia e água, que levarão a uma maior eficiência energética, ao atendimento de ações de sustentabilidade e ao cumprimento da legislação federal, no que tange às edificações públicas e aos anseios da sociedade.
A previsão de conclusão das obras é para dezembro de 2022.
Mais reformas
Estão em processo de contratação as reformas das instalações da sala da sala de capacitação e do hall de entrada e saída do edifício-sede da Justiça Federal do Piauí.
A sala de capacitação terá novo layout para readequação do espaço, bem como da modernização dos equipamentos de áudio e vídeo, tal qual do mobiliário, considerando melhora acústica, conforto térmico, iluminação e acessibilidade, a fim de propiciar mais comodidade e qualidade na prestação dos serviços desenvolvidos no espaço.
O hall de entrada e saída do prédio necessita de adequações que abriguem, ordenadamente , catracas eletrônicas, scaner, pórtico detector de metal, relógio de ponto, mobiliário (balcões de atendimento com estações de trabalho) e o pessoal (vigilantes e recepcionistas), compatíveis com as normas e legislações de acessibilidade vigentes.
Também passarão por reforma o Auditório Salmon Lustosa e o estacionamento externo – iluminação, jardinagem e irrigação das áreas verdes e abastecimento dos espelhos d'água com uso do poço tubular.
As reformas estão em consonância com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, associando-se ao macrodesafio "Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira". Alinham-se, ainda, com o Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - PLS-TRF1 e com o ODS 16 da Agenda 2030/ONU, que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.