A Seção Judiciária do Piauí (SJPI) realizou, nos dias 20 a 22 de setembro, o curso "Habilidades e Ferramentas para o Teletrabalho", ministrado pela servidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Cláudia Braga Mendonça, com o objetivo geral de capacitar e aprimorar as competências dos servidores relativas ao teletrabalho, conforme o disposto no art. 7º, inc. VII, da Resolução PRESI 58/2021, que institui o Modelo de Gestão Integrada do Trabalho (presencial e remoto) na Justiça Federal (JF) da 1ª Região.
O foco do curso é a utilização de técnicas e ferramentas para teletrabalho com maior efetividade; o desenvolvimento e a aplicação de técnicas de organização e gestão do tempo, considerando as adversidades do trabalho, da família, da sociedade; a utilização de meios de comunicação virtual adequados, que primem pela objetividade e atinjam de forma simples o objetivo proposto; e a comunicação que simplifique e objetive o desenvolvimento do trabalho da equipe, evitando-se eventuais ruídos.
Para a servidora Larissa Karvanis Nunes de Moraes, os aspectos importantes da qualificação foram “a gestão do tempo, a organização, o bem-estar no trabalho e o relacionamento com a equipe, os tipos de comunicação efetuadas, enfim, várias questões pertinentes não só do teletrabalho, mas também para o trabalho em geral”, acentuou.
A ministrante Ana Cláudia Mendonça é secretária de Gestão de Pessoas do TSE; é diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Distrito Federal; também atua como professora convidada do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), nas disciplinas relativas à gestão da mudança organizacional, liderança, qualidade de vida no trabalho e teletrabalho. Autora do curso da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – Gestão de Equipes em Trabalho Remoto, a instrutora é mestranda em Governança, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e em Psicologia Positiva, Psicóloga Organizacional e do Trabalho.