A Pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que influenciam, positiva ou negativamente , na percepção dos servidores do Conselho da Justiça Federal (CJF) e da Justiça Federal de 1º e 2º graus em relação ao ambiente de trabalho.
O Relatório apresenta diagnóstico baseado nos resultados da pesquisa, que contou com a participação dos servidores da SJPI. O diagnóstico subsidiará a elaboração de um plano de ação e a implementação de medidas que visam melhorar o ambiente de trabalho, proporcionando mais qualidade de vida e satisfação para os servidores e aumentando a produtividade do órgão.
A pesquisa foi disponibilizada na intranet e enviada por e-mail aos servidores. O questionário contou com 29 questões objetivas e quatro questões de natureza qualitativa, relacionadas aos seguintes fatores: inovação, autonomia, desempenho, reconhecimento, liderança, desenvolvimento, motivação, condições de trabalho, cooperação, respeito e ética; foi aplicada simultaneamente em todos os órgãos da Justiça Federal. A partir do diagnóstico, os órgãos deverão implementar ações que visem à melhoria do ambiente de trabalho.
A primeira “Pesquisa Nacional de Clima Organizacional e de Qualidade de Vida da Justiça Federal”, de frequência bianual, está em consonância com o Plano Estratégico do Conselho da Justiça Federal 2021-2026, que tem como uma das metas o alcance de, no mínimo, 70% de satisfação nas pesquisas de clima organizacional, e com o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas da Justiça Federal (PEGP), que prevê o monitoramento das taxas de clima organizacional e de satisfação com a qualidade de vida.