Na oportunidade, as pessoas que não possuíam advogado receberam auxílio da Defensoria Pública, que prestou apoio ao Juizado. Foram atendidos cidadãos residentes nos municípios de Castelo do Piauí, Jatobá, Cocal de Telha, Capitão de Campos, São Miguel do Tapuio, São João da Serra, Juazeiro do Piauí, Buriti dos Montes, Novo Santo Antônio, Sigefredo Pacheco, Milton Brandão e Assunção do Piauí.
Durante a semana, foram realizados mais de 100 atendimentos de orientação à população, além de 352 perícias, 150 atendimentos odontológicos e servidas 500 refeições aos participantes. O Juizado Itinerante visa facilitar o acesso ao sistema judiciário de pessoas que, devido à distância ou outras dificuldades, não conseguiriam acessar os serviços da Justiça Federal de outra forma.
Outras Fases
O cronograma do Juizado Itinerante foi dividido em três fases: a primeira, com a divulgação do evento, realizada nos dias 2 e 3 de setembro de 2024; a segunda fase, que envolveu o protocolo das ações (21 a 29 de novembro) e de 09 a 13 de dezembro, quando se encerrou com a etapa de Atermação e Perícias. A terceira e última fase, de audiências, ainda terá sua data definida.
Na manhã de hoje, 16 de dezembro, no edifício-sede da Justiça Federal, o coordenador do Juizado Itinerante, juiz federal Sandro Helano; o prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares; a procuradora-geral do município de Castelo, Cristianne Lima; e o diretor de secretaria da sexta Vara, Saulus Oliveira de Araújo, se reuniram para iniciar as tratativas da próxima fase. A definição da data das audiências é crucial para a continuidade do trabalho do Juizado Itinerante e para assegurar que todos os beneficiários recebam atendimento adequado dentro do menor prazo possível.