Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/05/2018 -

SECAD - O coração administrativo da Seção Judiciária de Rondônia!

SECAD - O coração administrativo da Seção Judiciária de Rondônia!

Justiça Federal 35 anos

Em comemoração aos 35 anos de Justiça Federal no estado, a Comunicação Social foi visitar o coração administrativo da seccional, que é a Secretaria Administrativa, mais conhecida internamente pela sigla SECAD. Capitaneando a equipe está um servidor experiente e já com 25 anos de prestativos serviços dedicados à administração pública judiciária, Waldirney Guimarães de Rezende, oriundo do Mato Grosso do Sul. Trabalham diretamente com ele Samia Maria e Zoraide (Sesud-Secad), Nilson Amorim, Alexsandro e Tarciano (Seinf), Ariane (recepcionista) e Jéssica (estagiária).

Quatro são os desafios de um gestor público, segundo teóricos da área: Garantir igualdade social nas políticas pública, prestar atendimento de qualidade ao cidadão, prover uma gestão mais participativa e capacitar os recursos humanos da área pública. Levando todos os tópicos a sério, mas dando maior atenção ao último item, a Secad promoveu uma reformulação administrativa em abril de 2017. A ideia demandou estudos e avaliações das condições administrativas da seção judiciária e desaguou numa reestruturação que consiste hoje em ter uma secretaria com quatro núcleos administrativos: Judiciário, de Administração de Serviços Gerais, de Recursos Humanos e de Administração Financeira e Patrimonial. Cada núcleo é formado por suas respectivas seções. Vamos citando-as aos poucos!

Segundo Waldirney, a reforma administrativa apresenta dados muitos positivos, está correspondendo às expectativas e necessidades da máquina administrativa da Justiça Federal, "de bom para ótimo, sem dúvida", mas ainda passa por um processo de amadurecimento. "Numa jornada de administração, o menor caminho entre dois pontos não é uma reta, mas as reuniões de trabalho" - disse ele. Na avaliação do diretor da Secad, tanto a demanda externa quanto a interna são realmente excessivas, pra não dizer estressantes. Os servidores da Secad, poderíamos dizer, se viram nos trinta para dá conta do recado. Todavia, no geral, o funcionamento administrativo está bem melhor que antes. Houve melhoria na condução do setor orçamentário e financeiro, uma melhor sintonia e comunicação direta dos supervisores das seções com o diretor do Nucre e de outros núcleos, afinando a conversa e ações administrativas e checando a produção de resultados; o diretor da Secad deixou de se dedicar ao labor burocrático-operacional para se dedicar mais ao papel de gestor da máquina administrativa, a mudança provou um refinamento dos processos conclusos para deliberação, inclusive com ajuda do programa SEI, havendo maior desenvoltura da equipe de trabalho da área meio. Mesmo assim, já que a alta administração vive uma fase de transição, com o juiz Marcelo Stival passando o bastão para a juíza Jaqueline Gurgel e Flávio Fraga, na segunda semana de junho, a Secad apresentou 67 pautas de demanda à direção do foro, tendo a oportunidade de detalhar 14 dessas pautas aos dirigentes que estão saindo e aos que estão assumindo o comando da geral da seção judiciária.

equipe Secad


53 visualizações