Entre 16 de outubro e 24 novembro, servidores e colaboradores participamdo curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A qualificação está alinhada ao Plano de Ações de Capacitação para 2023, que tem como baseas diretrizes da Resolução nº 401, de 16 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Acesse a Galeria de Imagens para mais fotos.
O instrutor do curso é o professor Danilo Ramos. Ele é graduado em pedagogia, possui especialização em Libras e mestrado em letras pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). O docente trouxe consigo não apenas a expertise acadêmica, mas também uma compreensão aprofundada das nuances que envolvem a comunidade surda, pois faz parte dela. Danilo contraiu meningite na infância, aos sete anos, e perdeu a audição.
O CNJ, no artigo nono da resolução, determina que cada órgão do Poder Judiciário deve contar com, pelo menos, 5% depessoas capacitadas em Libras, conforme estabelecido no Decreto 9.656/2018. Essa medida tevecomo propósito a promoção da inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, proporcionando um ambiente mais acessível e igualitário.
Esse avanço da JFRO exemplifica de maneira positiva como as instituições podem superar as obrigações regulatórias, abraçando a diversidade como um impulso para uma sociedade mais inclusiva. O treinamento em Libras não só capacitou os servidores e colaboradores, mas também evidenciou um compromisso consistente com a criação de um ambiente de trabalho mais acessível e acolhedor para todos.
Texto: Maríliane de Pinho
Revisão: Oziane Passos
Arte: Maríliane de Pinho
Serviço de Comunicação Social e Institucional
E-mail: sercom.ro@trf1.jus.br
Contatos: (69) 2181-5802 / 2181-5911
Av. Presidente Dutra, 2203, Centro
Porto Velho (RO) CEP 76.805-902