Durante o III Encontro do Colégio das Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum) em Macapá, no estado do Amapá, realizado em 7 de março de 2024, foi lançada a Cartilha da Ouvidoria da Mulher e da Lei Maria da Penha na Língua Wajãpi.
Às 19h do mesmo dia, durante o evento, o marco zero do Equador no Macapá foi iluminado com a cor rosa, simbolizando um gesto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Para acompanhar a iniciativa, o prédio da Seção Judiciária de Rondônia também iluminou sua fachada com a cor.
O Cojum, criado em 2023, visa promover a articulação e o fortalecimento das ouvidorias judiciais no combate à violência contra as mulheres. Composto por ouvidoras dos tribunais de justiça de todo o país, o Colégio desempenha um papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres.
A língua Wajãpi é compartilhada por diversos grupos indígenas que ocupam territórios no Pará, Amapá e na Guiana Francesa. Historicamente, o território Wajãpi se estendia do rio Jari ao rio Araguari, com limites ao sul pelo alto Iratapuru e ao norte pelos rios Oiapoque e Camopi, na margem francesa.
Com informações de TJSC/TRF1
Texto: Vanessa Forte
Revisão: Felipe Silva
Arte/foto: Laryssa Teles
Serviço de Comunicação Social e Institucional
E-mail: sercom.ro@trf1.jus.br
Contatos: (69) 2181-5802 / 2181-5911
Av. Presidente Dutra, 2203, Centro
Porto Velho (RO) CEP 76.805-902