Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/11/2023 -

Exame Nacional da Magistratura é instituído pelo CNJ

Exame Nacional da Magistratura é instituído pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade a implementação do Exame Nacional da Magistratura, uma medida proposta pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

Essa aprovação altera a Resolução CNJ n° 75/2009, que rege os concursos para ingresso na carreira da magistratura em todos os âmbitos do Poder Judiciário nacional.
 
O Exame será um pré-requisito para candidatos interessados em participar de concursos para juiz de direito, abrangendo a Justiça Federal, Estadual e Trabalhista. A intenção é padronizar o conhecimento dos magistrados, avaliar suas aptidões e eliminar possíveis favorecimentos.

É importante mencionar que a nova resolução não afeta concursos cujos editais já tenham sido publicados até a data de sua entrada em vigor. Para garantir uma transição tranquila para esse novo modelo, a publicação de novos editais será suspensa até que o exame seja regulamentado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com previsão para ocorrer em breve.
 
As avaliações serão realizadas anualmente, de forma simultânea, em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal. Uma vez aprovados, os resultados terão validade por dois anos. A Enfam será responsável pela supervisão do exame, com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho (Enamat).
 
Prova – A resolução estabelece que o exame consistirá em uma prova objetiva com 50 questões, priorizando o raciocínio, resolução de problemas e a vocação para a magistratura. Esta prova será apenas eliminatória, sem caráter classificatório. Serão considerados aprovados todos os candidatos em ampla concorrência que obtiverem pelo menos 70% de acertos na prova objetiva, ou, para candidatos autodeclarados negros ou indígenas, ao menos 50% de acertos.

Para mais informações, acesse a Resolução na íntegra.

Texto: Laryssa Teles
Revisão: Felipe Ferreira
Foto: Luiz Silveira/Ag.CNJ
 
Serviço de Comunicação Social e Institucional
E-mail: sercom.ro@trf1.jus.br
Contatos: (69) 2181-5802 / 2181-5911
Av. Presidente Dutra, 2203, Centro
Porto Velho (RO) CEP 76.805-902



336 visualizações