A Seção Judiciária de Rondônia (SJRO) realizou, nos dias 12 e 13 de dezembro, o treinamento técnico para implementar o Projeto Governança das Contratações, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O projeto busca aprimorar a gestão administrativa, financeira e orçamentária, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços à sociedade.
Entre as principais ações já implementadas estão a criação de Centros de Gastos, com definição de responsáveis e orçamentos, a distribuição integral dos recursos no início do exercício financeiro, o monitoramento por meio de painéis de Business Intelligence (BI) e o acompanhamento periódico da execução orçamentária pelas Diretorias dos Foros.
Os novos fluxos de planejamento, baseados na gestão de contratações e no engajamento dos servidores, são fundamentais para aumentar a eficiência nas compras e investimentos da Justiça Federal.
O projeto foi inspirado no modelo de Governança das Aquisições do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que integra inovação, eficiência administrativa e boas práticas de gestão. Com o suporte técnico do TRF5, a iniciativa foi adaptada para a 1ª Região, que abrange 13 estados e o Distrito Federal, respeitando as particularidades de cada localidade.
Texto: Vanessa Forte
Revisão: Oziane Passos
Arte/Foto: Vanessa Forte
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