Quem navega no site da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO) já pode ter percebido um novo recurso disponível na barra lateral direita: a Assistente Virtual Lucy, implementada no final do ano passado. A ferramenta tecnológica é voltada aos usuários externos e internos para facilitar e agilizar questionamentos relacionados a processos, acesso a documentos, requerimentos, entre outros.
O sistema, implementado no site da SJTO (https://portal.trf1.jus.br/sjto) em novembro do ano passado, funciona 24 horas, sete dias por semana e possui Integração com o Balcão Virtual, outro serviço de atendimento ao público. Além do formato com menu guiado de informações, a Assistente Virtual possui um banco de informações para responder uma série de perguntas, realizadas com frequência.
De acordo com o supervisor da Seção de Atendimento, Distribuição e Certidões (Seadi), Fábio Miguel Andrade, “as informações disponíveis estão em constante revisão. Avaliamos que o serviço tem contribuído para a uniformização das informações prestadas, implicando em uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva e, consequentemente, na satisfação dos usuários”.
Até o momento, o sistema já registrou 281 interações, “o que denota ainda uma baixa utilização. Por oferecer atendimento pronto e imediato aos usuários, a ferramenta possibilita a diminuição do número de atendimentos realizados pelos servidores por telefone ou Balcão Virtual, com o consequente aumento de produtividade”, conclui Andrade.